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Qualidade

Certificações

O INTO, desde o ano 2000, adota práticas protocolares que qualificam ainda mais o cuidado prestado aos seus pacientes. Foi o primeiro hospital público da esfera federal (M.S.) a ter um selo que certifica a qualidade e segurança dos cuidados prestados na Instituição. A metodologia utilizada foi a acreditação hospitalar seguindo o manual da Joint Commission Internacional (JCI) que no Brasil é representada pela Associação Brasileira de Acreditação de Sistemas e Serviços de Saúde (CBA). A JCI atua em mais de 30 paises, nos cinco continentes, prestando consultoria especializada. 

O processo de implantação desta metodologia levou cerca de 4 anos, envolvendo toda a força de trabalho do INTO, disseminando a cultura de qualidade e segurança  em todas as áreas da unidade. Para que isto fosse possível foram criados diversos grupos de trabalho que ao longo do processo, através de reuniões e fóruns de discussões, qualificaram os processos de trabalho através da padronização da assistência prestada, com acompanhamento de indicadores e benchmarking com outras instituições de referência. O primeiro selo de qualidade foi alcançado em 2006 e de lá pra cá, a cada 3 anos o INTO é re-certificado na metodologia da acreditação da JCI, sendo a última recertificação em janeiro de 2016. 

Com o objetivo de aperfeiçoar seus processos internos e, consequentemente, proporcionando maior conforto, rapidez e segurança aos seus pacientes, familiares e seus funcionários, o INTO vem envidando esforços, com vistas à melhoria dos processos de gestão, promovendo um aperfeiçoamento de suas lideranças através de metodologias aplicadas para a gestão da instituição. Com a criação de um programa de governo para melhoria da gestão pública, instituído através do Decreto nº 5378, de 23/02/2005, que cria o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, com a finalidade de contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do país, o INTO participa de programas com esta finalidade e, como consequência disso conquistou, em 2007 e 2008, o Prêmio de Qualidade Rio (PQRio), Categoria Prata e em 2009 o Prêmio Categoria Ouro. 

Atendendo à Portaria do MS nº 529/2013 com as ações recomendadas através da RDC-36/2013 da Anvisa, foi criado o Núcleo de Segurança do Paciente para a adoção dos seguintes princípios e diretrizes:  I - A melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde; II - A disseminação sistemática da cultura de segurança; III - A articulação e a integração dos processos de gestão de risco; IV - A garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde. 

Através dessas medidas e processos, a Instituição busca a melhoria contínua dos serviços e disseminação da cultura de boas práticas com qualidade e segurança para os envolvidos: pacientes, familiares e profissionais.


Certificados

2006

2009

2012

2016



Prêmio Qualidade Rio
2007



2008


2009

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