Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Banco de Tecidos > Público Geral
Início do conteúdo da página

Banco de Tecidos Musculoesqueléticos

O Banco de ossos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) faz parte da Área de Transplantes de Multitecidos (ATMIT - INTO).  Atua seguindo os padrões de qualidade nacionais e internacionais, sendo a única instituição de captação, processamento, armazenamento e distribuição de tecidos musculoesqueléticos do Estado do Rio de Janeiro.

O Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do INTO é o responsável pela captação, processamento e distribuição de ossos, tendões, cartilagens e meniscos para utilização em cirurgias de transplantes na área da ortopedia e odontologia.  Possui equipes preparadas para realizar captações 24 horas por dia, 365 dias do ano.

 

Osso: é possível doar?
Sim!

 

Como funciona o processo de doação?

A partir da constatação do óbito de pacientes nos hospitais do Estado do Rio de Janeiro, o Programa Estadual de Transplantes (PET) é notificado através de profissionais que compõem as OPO (Organizações de Procura de Órgãos) ou CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes). Estes profissionais realizam a avaliação do caso, que inclui: exame físico, prontuário, e questionário de triagem epidemiológica sobre o possível doador através de entrevista com familiar mais próximo ou representante legal.  Após a autorização da doação pela família e análise de saúde e documental do possível doador, o Banco
de Multitecidos do INTO é informado e desloca sua equipe para a unidade de saúde para efetuar a captação.



Quem pode doar?
Pessoas com idade entre 10 e 70 anos, que não tenham sido vítimas de câncer ósseo ou doenças infecciosas transmitidas através do sangue (como hepatite, AIDS, malária).  Também não é permitido doar quem fez uso prolongado de corticóides, recebeu transfusão sanguínea ou é paciente renal em tratamento dialítico crônico.        É muito importante que os futuros doadores expressem em vida sua vontade de doar tecidos musculoesqueléticos, já que após confirmação do falecimento, a autorização é dada pela família.

 

Quando é feita a retirada e tecido musculoesquelético?

A retirada só pode ser feita depois de confirmada a morte do doador, sendo ela encefálica ou cardíaca com a devida autorização da família. A equipe tem até 24 horas após a morte para captar o tecido e armazená-lo no Banco de Tecidos.

 

Quais os pacientes podem necessitar de um transplante de tecido musculoesquelético?

Aqueles que apresentem perdas ósseas decorrentes de tumores, substituições de prótese e traumatismo, além de pacientes portadores de deformidades congênitas, lesões ligamentares das articulações ou ainda submetidos a cirurgias odontológicas com necessidade de enxertia, etc.

 

Quantas pessoas podem ser beneficiadas com a doação de tecidos musculoesqueléticos?

Os tecidos musculoesqueléticos retirados um único doador, após seu falecimento, podem beneficiar mais de 30 pessoas, proporcionando maior qualidade de vida.

 

Autorizada a doação, o cadáver ficará mutilado ou deformado?

Não.  Durante a captação retiram-se os tecidos musculoesqueléticos e, em substituição, colocam-se outros materiais sintéticos, garantindo que a aparência do doador permaneça preservada após cuidadosa reconstrução.

 

Após a retirada dos ossos, como é realizada sua preparação para o transplante?

Os tecidos musculoesqueléticos são encaminhados para o Banco de Tecidos do INTO, onde são preparados, fracionados e dimensionados em uma área especial, sob rigoroso controle de qualidade, com ar totalmente puro para evitar contaminação por bactérias e vírus.  Depois disso, são armazenados a uma temperatura de aproximadamente -80°C, podendo ser guardados por até cinco anos, dependendo do tipo de tecido.  O Banco de Multitecidos do INTO possui capacidade de armazenar tecidos com nível de segurança semelhante ao dos principais bancos do mundo seguindo controle de qualidade em todos os estágios do processo.

 

Como os tecidos musculoesqueléticos são disponibilizados para os pacientes que precisam de transplante?

Quando um paciente precisa de transplante de tecido musculoesquelético, seu médico preenche uma solicitação e encaminha para análise do responsável técnico do Banco de Tecidos musculoesqueléticos.  O atendimento à solicitação ocorre de acordo com a disponibilidade do produto no estoque do setor e posteriormente são entregues pela equipe do banco de multitecidos no local, data e horário pré-definidos pelo médico transplantador, no ato da solicitação.

Muitas vezes essa logística de entrega depende da parceria de companhias aéreas e transporte rodoviário, sempre sob a gerência e coordenação da Central Nacional de Transplantes.

 

Existe algum custo para a família do doador ou para o receptor?

Não. Todo o processo realizado pelo Banco de Multitecidos do INTO é gratuito para as famílias e instituições, incluindo a captação, o processamento, armazenamento e a distribuição dos tecidos. Não há custo para as famílias do doador, paciente receptor, médico solicitante e hospital.

 

A equipe médica, odontólogos e o hospital podem cobrar por estes produtos gerados no Banco de Multitecidos?

Não. Os produtos são fornecidos pelo Banco de forma gratuita, desta forma não podendo ser cobrado pelas partes.

Fim do conteúdo da página