Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Hemointo
Início do conteúdo da página

HemoInto

 

O HEMOINTO foi inaugurado em agosto de 2013. É responsável pela manutenção dos estoques de sangue para as cirurgias realizadas no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – INTO.  Tem sua sede no primeiro andar do Instituto e conta com uma Equipe Técnica especializada e ambiente acolhedor.

Por se tratar de unidade de referência nacional em cirurgias de alta complexidade, grande parte das cirurgias realizadas no INTO necessita de transfusão de sangue. A ausência ou deficiência de um estoque suficiente para atender essa demanda implica no adiamento de algumas cirurgias, aumentando ainda mais o tempo de espera.


A doação voluntária de sangue é a única forma de manutenção dos estoques. Cada cidadão pode e deve colaborar para tanto.  

O sangue é um tecido vivo, produzido apenas pelo organismo humano. Atualmente não existe outra forma de obtenção de sangue senão a partir da doação voluntária. No Brasil, a comercialização do sangue ou remuneração pela doação é proibida. Investidas têm sido feitas para divulgação da temática e sensibilização das pessoas quanto à necessidade de uma prática sistemática de doação. O HEMOINTO participa e colabora com essa prática. Nosso objetivo vai além do abastecimento dos estoques para a realização das cirurgias, mas paralelo a isso, colaborar na promoção da conscientização e sensibilização dessa prática, incentivando doadores a comparecerem a nosso serviço e dessa forma, atender nosso público com maior qualidade e presteza. Bem como contribuir para construção de uma sociedade que vive uma prática voluntária e altruísta de doação de sangue.

A Organização Mundial da Saúde preconiza que seria necessário que 3% da população doasse sangue para o suprimento das necessidades. No Rio de Janeiro, essa realidade está muito aquém do ideal, onde apenas 1% da população doa. 

Os pacientes, familiares e funcionários do INTO podem ajudar a mudar essa historia. E o Hemointo pode contribuir para fazer do Rio de Janeiro modelo para outras localidades. Contamos com você.  Ajude, doe, divulgue!!!

Doar sangue salva vidas!! 

Custa pouco para quem doa e pode representar muito para quem recebe.  


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página