Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lista de Espera para Cirurgia
Início do conteúdo da página

Lista de Espera para Cirurgia

Você está prestes a acessar sua posição na lista de espera para cirurgia no Into. A consulta possibilita que você acompanhe o andamento da sua posição na lista de espera. 

A lista de espera é separada por Centros de Atendimento Especializado (CAEs) e por procedimentos.

Os 13 Centros de Atendimento Especializado (CAEs) são: Quadril, Joelho, Pé, Ombro, Mão, Microcirurgia, Coluna, Dismetria (Fixador Externo), Crânio-Maxilofacial, Oncologia Ortopédica, Infantil ,Trauma e Trauma do Idoso (para pacientes acima de 60 anos de idade).

Em cada um destes centros, a lista de espera é subdividida em sub-filas, de acordo com o procedimento a que você será submetido. É importante ressaltar que procedimentos diferentes têm diferentes tempos de espera, principalmente devido a maior complexidade e a maior demanda para algumas destas cirurgias.

Para manter o sigilo das informações, somente serão aceitas pesquisas pelo número do seu prontuário.

Caso não saiba o número do seu prontuário, é importante entrar em contato com o Ambulatório do Into para que o número seja fornecido.

É muito importante que você mantenha seu cadastro atualizado para que possa ser chamado para as diversas etapas de sua preparação para a cirurgia. Em caso de mudança de residência, sobrenome ou dados documentais, compareça à recepção principal do INTO trazendo cópias legíveis a serem alterados ((Identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, etc.) ou de telefone, podendo tal alteração ser realizada tanto na recepção principal quanto por meio de nosso Call Center:  (21) 2134-5000. Caso a alteração do telefone seja realizada pelo Call Center, em seguida deverá ser feito contato com a secretária do centro ortopédico a qual você pertence.

A impossibilidade de contato para a chamada do paciente para qualquer uma das etapas do processo de preparação para a cirurgia gera grandes distúrbios na lista de espera. Aos pacientes não encontrados por telefone é enviada uma carta com aviso de recebimento (AR), que se não for respondida em 40 dias úteis, transfere o paciente para uma condição de “Não localizado” na lista de espera. Após o seu recadastramento ele pode retornar a lista na posição anterior a que estava. Devido a esta movimentação, as posições na lista podem variar para cima e para baixo. Isto é uma informação muito importante e você deve se lembrar disso sempre que consultar sua posição no site.

No final do ano de 2016, o Into passou a distribuir uma cartilha de orientações sobre a lista de espera e o processo de preparação para cirurgias, com a finalidade de esclarecer as dúvidas mais frequentes relacionadas ao período que antecede a cirurgia. A cartilha está disponível para download no site clicando aqui.

Orientações:

1 - Para saber sua posição na lista de espera, digite o número do seu prontuário no local indicado e a seguir clique no botão OK ou pressione a tecla ENTER.
2 - Aparecerá uma tela com o nome do Centro de Atendimento Ortopédico (CAE) com as suas respectivas sub-filas. Seu número do prontuário aparecerá destacado em vermelho mostrando sua posição na lista de espera.
3 -

Os pacientes serão chamados de acordo com sua posição na lista do CAE em ordem cronológica, por sub-filas e por sexo.

4 - Se ao digitar o seu número de prontuário aparecer a mensagem:


Prontuário Inválido ou não cadastrado na lista de espera!

1 - Você errou ao digitar o número de seu prontuário. Digite novamente.


Prontuário Inativo!

Provavelmente você foi inativado na lista de espera por não ter mais indicação de cirurgia, por não desejar mais operar ou por ter faltado três vezes a qualquer uma das etapas de preparação para a cirurgia. Caso seja de seu interesse voltar a lista será necessário agendar uma nova consulta com um dos ortopedistas do CAE a que você está vinculado.

Paciente não localizado!

Foi impossível o contato com você via telefone e via carta, provavelmente por seus dados estarem desatualizados. Procure o Ambulatório do Into para recadastramento. Você voltará a sua posição anterior na lista de espera.

QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO ATRAVÉS DO TELEFONE (21) 2134-5000, PELO SITE: into.saude.gov.br/ouvidoria OU COMPAREÇA AO INTO, NO AMBULATÓRIO (Avenida Brasil, 500 - São Cristovão, Rio de Janeiro)

 

Lista de espera para cirurgia



Fim do conteúdo da página