Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centros de Atendimento Especializado > Centro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo
Início do conteúdo da página

Centro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo

Dr. Márcio Cohen
Chefe do Centro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo

O Centro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (CCOMC) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) é especializado no tratamento das doenças ortopédicas que acometem as articulações, ossos, músculos, ligamentos e nervos na região do ombro e do cotovelo.

O CCOMC é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos ortopedistas, enfermeiras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicóloga e assistente social. Sua missão é oferecer aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento cirúrgico ortopédico de alta complexidade, nas articulações do ombro e do cotovelo, com eficiência e segurança. O Centro, tido como de excelência no meio ortopédico, se compõe de médicos ortopedistas do CCOMC com especialização na área, sendo todos membros da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC). Todo o seu corpo multidisciplinar apresenta treinamento especializado em cuidados ortopédicos em doenças do ombro e cotovelo.

O INTO, por ser um instituto de referência nacional em ortopedia e traumatologia do Ministério da Saúde, recebe pacientes com doenças ortopédicas de alta complexidade encaminhados de diversos estados do país, muitos deles com patologias de difícil resolução. Dentre os procedimentos cirúrgicos mais realizados, destacam-se as artroplastias (próteses), as artroscopias (cirurgias minimamente invasivas por vídeo), as reconstruções ligamentares do cotovelo e cintura escapular e os tratamentos de sequelas de traumas complexos das articulações do ombro e do cotovelo. A ação assistencial do CCOMC é complementada pela participação nos programas de Tratamento fora de domicílio (TFD) e da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC) do Ministério da Saúde, além de ser responsável pelo treinamento de residentes e especializandos e pela elaboração de artigos científicos baseados em pesquisas aplicadas, publicados em revistas científicas com alto grau de relevância.

O CCOMC mantém programa de formação de novos especialistas em cirurgia do ombro e cotovelo com duração de 1 (um) ano, sendo o único programa reconhecido pela SBCOC no estado do Rio de Janeiro. Além disso, disponibiliza um programa de educação continuada na subespecialidade destinado a ortopedistas especialistas de outras regiões do país e de outros países, interessados em atualização especifica na área. Também realiza periodicamente cursos de cirurgia do ombro e cotovelo, com procedimentos cirúrgicos transmitidos ao vivo para auditório composto por médicos ortopedistas, contando sempre com importantes convidados nacionais e internacionais.

O Centro participa ativamente de diversos eventos científicos, tais como congressos nacionais e internacionais, sempre com presença relevante, tanto na apresentação de trabalhos científicos, quanto no desenvolvimento de material educacional.


Ortopedistas do Centro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo

Dr. Márcio Theo Cohen (chefe)
Dr. Leandro Vieira da Rosa (Chefe substituto)

Dr. Bruno Lobo Brandão
Dr. Geraldo Motta
Dr. Gilberto Daniel Luz
Dr. Gláucio Sales de Lima Siqueira
Dr. Marcio Schiefer de Sá Carvalho
Dr. Marcus Vinícius Galvão
Dr. Martim Monteiro
Dr. Raphael Fonseca
Dr. Rickson Guedes de Moraes Correia


Enfermeiras do Centro de Cirurgia do Ombro e Cotovelo

Enf. Bruna Bencardino Martins

Enf. Patrícia Ribeiro de Souza

 

Fim do conteúdo da página