A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centros de Atendimento Especializado > Centro de Cirurgia de Joelho
Início do conteúdo da página

Centro de Cirurgia de Joelho

Dr. João Maurício Barreto
Chefe do Centro de Cirurgia do Joelho


O aumento do número de indivíduos que praticam atividade física de forma, tanto de forma recreativa como competitiva, associado à maior expectativa de vida da população, tem levado a um aumento considerável no número de lesões da articulação do joelho.

As lesões do joelho, principalmente as relacionadas à prática desportiva, envolvem lesões dos ligamentos e meniscos, correspondendo a cerca de 40% do volume de atendimentos do grupo. Atingem indivíduos na faixa dos 15 aos 50 anos de idade, em fase produtiva, e que necessitam retornar às suas atividades. Buscando a rápida recuperação destes pacientes, o Centro do Joelho utiliza diversas técnicas de reconstrução ligamentar e de sutura meniscal, além de osteotomias corretivas, utilizando o que há de mais moderno no arsenal cirúrgico disponível no Brasil.

O Centro atende também, de forma cada vez mais frequente, a pacientes na maioria jovens, vítimas de acidentes graves de motocicleta, com lesões multiligamentares do joelho, necessitando reconstruções ligamentares múltiplas, para as quais faz-se necessário muitas vezes a utilização de enxertos tendinosos do Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do Into.

As lesões degenerativas em pacientes geralmente com idade superior a 50 anos representam cerca de 50% dos atendimentos e são tratadas através de técnicas como osteotomias para realinhamento dos desvios angulares dos membros inferiores, artroplastias unicompartimentais e artroplastias totais.

Também são realizadas cirurgias de revisão em pacientes portadores de falhas mecânicas ou infecciosas após artroplastias do joelho. Nestes casos são utilizadas através próteses específicas e, muitas vezes enxertos ósseos fornecidos pelo Banco de Tecidos Musculoesqueléticos.

O Centro de Cirurgia do Joelho disponibiliza à população atendimento clínico (ambulatorial) e cirúrgico de alto nível, com foco nas necessidades individuais de cada paciente, visando o melhor resultado possível.


Ortopedistas do Centro de Cirurgia do Joelho

Dr. João Maurício Barreto (Chefe)
Dr. Phelippe Augusto Valente Maia (Substituto)

Dr. Allan de Paula Mozella
Dr. Alfredo Marques Villardi
Dr. André Azevedo Medina
Dr. Bernardo Crespo Alves
Dr. Breno Chaves de Almeida Pigozzo
Dr. Douglas Mello Pavão
Dr. Eduardo Branco de Sousa
Dr. Fabricio Volpato Loures
Dr. Guilherme Augusto Tapado Araujo Motta
Dr.Hamilcar Manoel de Melo Farias
Dr.Hugo Alexandre de Araujo Barros Cobra
Dr. Jorge Rafael da Silveira Wenke Motta
Dr. José Leonardo Rocha de Faria
Dr. Marcelo Mandarino
Dr. Marcos Areias Viera Costa
Dr. Marcos de Castro Moreirão
Dr. Naasson Cavanellas
Dr. Pedro Guilme Teixeira de Sousa Filho
Dr. Raphael Serra Cruz
Dr. Rodrigo Furtado de Mendonça
Dr. Rodrigo Sattamini Pires e Albuquerque
Dra Sandra Tie Nishibe MInamoto
Dr. Thiago Alberto Vivacqua da Costa
Dr Victor Elias Titonelli

 

Fim do conteúdo da página