Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centros de Atendimento Especializado > Centro de Cirurgia de Joelho
Início do conteúdo da página

Centro de Cirurgia de Joelho

Dr. Alan Mozella
Chefe do Centro de Cirurgia do Joelho

A Osteoartrose dos joelhos representa, atualmente, a principal causa de incapacidade física crônica, acometendo, aproximadamente, 12% da população mundial com idade superior a 60 anos. Essa doença crônica resulta em falência articular do joelho, acarretando dor e limitação funcional progressiva. Nas fases mais avançadas dessa patologia, seja de origem primária ou secundária, o tratamento é realizado por cirurgia de substituição articular por prótese total do joelho (Artroplastia Total do Joelho).

No Brasil, o Centro de Cirurgia do Joelho do INTO é referência no SUS para a realização desse tipo de cirurgia, sobretudo para os casos de alta complexidade, os quais apresentam grandes deformidades dos membros, perda óssea severa com necessidade de enxertia óssea ou instabilidade articular severa por falência ligamentar. Realizamos o tratamento não apenas da população do estado do Rio de Janeiro, mas de todas as regiões do Brasil por meio dos programas de Tratamento Fora de Domicilio do Ministério da Saúde.

O Centro de Cirurgia do Joelho do INTO também é referência nacional na realização de cirurgias de Revisão das próteses de joelho. Essas são cirurgias de ainda maior complexidade frequentemente com necessidade de transplante ósseo de Bando de Tecidos Músculo-Esqueléticos e utilização de próteses especiais com maiores recursos de fixação, de estabilidade e de tratamento das falhas ósseas e deformidades. Essas cirurgias são realizadas em pacientes que apresentam soltura ou falha da prótese após longo período da primeira cirurgia, ou em casos de complicações como, por exemplo, infecção periprotética ou fraturas ao redor da prótese.

Além das cirurgias de reconstrução articular, o Centro de Cirurgia do Joelho do INTO realiza diversos e modernos tipos de tratamento em pacientes portadores de lesões meniscais, de cartilagem ou ligamentares, provenientes, em sua maioria, de traumas durante a prática esportiva. Lesões de elevada gravidade como luxação do joelho ou lesões de múltiplos ligamentos devido a traumas de alta energia, como acidentes automobilísticos, são também tratados pelo nosso corpo clínico de cirurgiões com as modernas técnicas de reparo, reconstrução ou transplante e recebem o cuidado integrado e multidisciplinar de toda a Equipe do Centro de Cirurgia do Joelho constituída, além dos médicos ortopedistas e clínicos, por enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogas, nutricionistas e assistentes sociais.


Ortopedistas do Centro de Cirurgia do Joelho

Dr. Alan Mozella (Chefe)
Dr. Bernardo Crespo (Substituto)

Dr. Eduardo Branco de Sousa
Dr.Hugo Alexandre de Araujo Barros Cobra
Dr. Jorge Rafael da Silveira Wenke Motta
Dr. José Leonardo Rocha de Faria
Dr. Marcelo Mandarino
Dr. Marcos Areias Viera Costa
Dr. Marcos de Castro Moreirão
Dr. Naasson Cavanellas
Dr. Phelippe Maia
Dr. Rafael Erthal de Paula
Dr. Rodrigo Sattamini Pires e Albuquerque
Dr. Victor Elias Titonelli


Enfermeiras do Centro de Cirurgia do Joelho

Enf. Elaine Rangel da Silva Neiva

Enf. Eliete Rezende Fortes Ferreira

Enf. Letícia Aparecida Marincolo Domenis

Enf. Natália Magalhães do Nascimento

 

Fim do conteúdo da página