Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Centros de Atendimento Especializado > Centro de Cirurgia das Dismetrias
Início do conteúdo da página

Centro de Cirurgia das Dismetrias

Dr. Flavio dos Santos Cerqueira
Chefe do Centro de Cirurgia da Dismetria e Deformidades do Aparelho Locomotor

O Centro tem por objetivos, além da correção das discrepâncias dos membros superiores e inferiores, a reconstrução óssea e a correção das mais diversas deformidades.

O Centro foi criado em 1989, após a viagem a Cuba de um grupo de médicos do HTO (antigo nome do instituto) que foram conhecer a metodologia de Ilizarov, médico russo que revolucionou o tratamento desses pacientes. Dois destes médicos decidiram criar um grupo para a utilização de fixadores externos no tratamento das deformidades: Dr.Fernando Adolphsson e Dr. Miguel Lessa.

Os modelos de fixadores externos evoluíram e foram dessa forma, ao longo do tempo, incorporados a prática clínica do centro. Nesse período passou a ser conhecido como Serviço de Fixadores - SEFIX nome que permanece até os dias atuais no imaginário do universo hospitalar do Into.

Situações clínicas e doenças diversas podem ser resolvidas com as modernas técnicas de osteotaxia, técnicas que se devem em grande parte ao aprimoramento técnico dos integrantes do centro, através de treinamento, criatividade e determinação.

Apesar de, aos olhos do leigo, a presença do fixador parecer um estorvo, o método é pouco invasivo, bem tolerado e justificável pelos benefícios que proporciona. Gratidão e reconhecimento dos pacientes estimulam os profissionais do Centro a prosseguir na trajetória da pesquisa e do desenvolvimento desta fascinante área da ortopedia que é a fixação externa.

Ortopedistas do Centro de Tratamento da Dismetria

Dr. Flavio dos Santos Cerqueira (Chefe)
Dr. Leandro Albuquerque Lemgruber Kropf (Chefe substituto)

Dr. Bernardo Lopes
Dr. Diego Perez da Motta
Dr. Fernando dos Santos Cerqueira
Dr. Guilherme Augusto Tapado Araujo Motta


Enfermeiras do Centro de Tratamento da Dismetria

Enf. Joyce Mathias Fonseca

 

Fim do conteúdo da página