Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Indicadores do Banco de Tecidos

 

O banco de tecido musculoesquelético trabalha na geração de produtos a partir de ossos, tendões e meniscos captados. Foi o pioneiro no INTO e está presente no Instituto desde 1989; em 2013 foi inaugurado o banco de olhos, que compreende processos envolvendo córneas e escleras e, por último, em 2017 o banco de pele.

O Banco de Multitecidos conta com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, auxiliares de enfermagem, médicos ortopedistas, oftalmologistas e cirurgiões plásticos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, assistentes sociais e profissionais administrativos. A equipe técnica está preparada para realizar captações nas dependências do próprio Into e também em outras unidades de saúde públicas e privadas, com a parceria da Central Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro, que é responsável em notificar os casos de potenciais doadores de tecidos.

Todo procedimento de disponibilização dos tecidos produzidos pelo banco são gratuitos para os receptores.

De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes, o Banco de Tecidos Musculoesquelético do INTO é atualmente o que mais disponibiliza tecidos para cirurgias ortopédicas (osso homólogo) em todo o País, sendo o Estado do Rio de Janeiro o segundo que mais realiza transplantes de ossos em cirurgias ortopédicas.

Gráfico

Fonte: RBT Ano XXVIII nº 4 - anual 2022

Em 2022 as equipes do banco de multitecidos realizaram captação de tecido músculoesquelético em 39 doadores, representando quase 700 peças ósseas captadas, aproximadamente 42000 cm2 de pele em 32 doadores e mais de 320 córneas em 164 doadores. (Fonte: dados internos do setor)

Os produtos gerados a partir destas captações beneficiaram e continuam beneficiando diariamente pacientes acometidos por patologias ósseas, oftalmológicas e vítimas de queimaduras, por exemplo.

Fim do conteúdo da página