Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

TeleInto

O INTO na Rede Universitária de Telemedicina

A Organização Mundial de Saúde define Telemedicina como uma oferta de serviços que estão ligados ao cuidado com a saúde, principalmente nos casos em que a distância pode representar um fator crítico, a utilização de tecnologias voltadas para a troca de informações permite o embasamento de diagnósticos e programas voltados para a prevenção de doenças, ao mesmo tempo em que proporciona a capacitação da equipe de saúde.

A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes do Ministério da Saúde (MS), com a utilização de recursos da Financiadora de Recursos e Projetos (FINEP).

Esta iniciativa é considerada a maior do mundo contando 128 unidades em operação e sua implantação permitiu a adoção de medidas simples e de baixo custo como a implantação de sistemas de análise de imagens médicas com diagnósticos remotos além de proporcionar treinamento e capacitação de maior quantitativo de profissionais da área da saúde, sem deslocamento para os centros de referência.
Os núcleos de Telessaúde e Telemedicina são dotados de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real e estão conectados a infraestrutura de rede de alto desempenho.

O TeleINTO é a unidade de Telemedicina do INTO que propõe a difusão do conhecimento técnico científico, não somente beneficiando profissionais e pacientes mas também levando em consideração as limitações das dimensões continentais do nosso Brasil.

Através do núcleo TeleINTO, podemos promover à distância, discussões de casos clínicos vivenciados na prática ortopédica de alta complexidade, para elaboração de protocolos de conduta na assistência.
Assim como nas Unidades que estão em operação em todos os estados do Brasil, os núcleos de Telessaúde integram cerca de 50 Grupos de Interesse Especial (Special Interest Groups - SIGs) em várias especialidades e subespecialidades. São grupos de trabalho que se reúnem nas salas de teleconferência em diferentes regiões do País para trocar informações e experiências, fortalecendo as ações de educação profissional, promovendo o planejamento e apoio à gestão do cuidado, trazendo impacto positivo na atenção à saúde prestada à população.

O INTO participa com o SIG MedEsportiva que promove discussões acerca de condutas e protocolos na prevenção, no atendimento e acompanhamento de lesões relacionadas à prática esportiva e conta hoje com 11 instituições participantes nas sessões de teleconferência, sendo elas: Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Hospital Sírio Libanês – HSL, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Centro Internacional de Neurorreabilitação – SARAH Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Hospital Universitário Getúlio Vargas – HUGV/UFAM, Hospital Sarah – São Luís-MA.

 

Fim do conteúdo da página