Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Residência > Lista_Residência > Residência em Enfermagem
Início do conteúdo da página

Residência em Enfermagem

O Curso de Pós-Graduação, em nível de especialização, sob a forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros (Residência de Enfermagem), atende às diretrizes expressas na Lei Federal nº 8.080/90, onde sobressai a organização de um sistema de formação de recursos humanos. Está pautado na legislação em vigor, atendendo às normas da Pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, da Universidade Federal Fluminense – UFF e das Resoluções da Residência Médica (Decreto n°. 80.251/77).

Possui como característica a articulação entre conhecimento e ação, no contexto da organização e funcionamento do SUS, que se desenvolve através de convênios de parcerias entre a UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DEFESA CIVIL/RJ - SMSDC, SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE E DEFESA CIVIL/RJ - SESDEC, MARINHA DO BRASIL – HOSPITAL NAVAL MARCÍLIO DIAS – HNMD E MINISTÉRIO DA SAÚDE – NÚCLEO DE REPRESENTAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – MS/NERJ.

O Programa é desenvolvido em dois anos, em regime de tempo integral, com carga horária anual de 2.880 horas-aula, distribuídas em 60 horas semanais, sendo 40 horas voltadas para atividades assistenciais, 10 horas de ensino teórico e 10 horas voltadas para pesquisa, ficando assegurada bolsa isonômica ao valor oficialmente estipulado pelo Ministério da Educação para as residências em medicina.

O título de Especialista na Área Profissional de Enfermagem Médico-Cirúrgica, com Ênfase em Traumatologia e Ortopedia, será concedido ao enfermeiro residente que atender às especificidades, cumprindo atividades referentes à Assistência, à Extensão e à Pesquisa, além de satisfazer os demais requisitos de avaliações teóricas e apresentação de Monografia de conclusão.

O ingresso no Programa de Residência é feito através de Concurso Público, por meio de Edital publicado em vias eletrônicas e nos sites da UNIRIO e da UFF. As inscrições para enfermagem são efetuadas pela Internet, no site da UNIRIO - Escola de Enfermagem Alfredo Pinto
O programa do curso tem sua parte assistencial desenvolvida em Unidades de Treinamento em Serviço (UTS) e o INTO é a Unidade da modalidade em Traumatologia e Ortopedia. 

Durante o período letivo designado para 11 meses, a carga horária a ser cumprida é de 60 horas semanais, sendo 40 horas nas UTS, 12 horas destinadas à pesquisa e extensão e 8 horas de aulas teóricas. 

Programação Geral 

 1º ANO

1 - Clínica Médica e Cirúrgica Ortopédica 
2 - Comissão de Controle de Infecção Hospitalar 
3 - Central de Material e Esterilização 
4 - Centro Cirúrgico I 

 2º ANO

Alta Complexidade I

1 – Centro de Terapia Intensiva
2 – Centro Cirúrgico II
3 – Hemoterapia
4 – Banco de Tecidos Músculo-Esqueléticos

Alta Complexidade II

1 – Centros do Trauma Ortopédico
2 – Centro de Tratamento das Doenças da Coluna
3 – Centro de Cirurgia do Quadril
4 – Centro de Cirurgia do Joelho
5 – Centro de Oncologia Ortopédica
6 – Centro de Cirurgia do Pé e Tornozelo
7 – Centro de Cirurgia da Mão e Microcirurgia
8 – Centro de Cirurgia Crânio-Maxilofacial
9 – Centro de Cirurgia da Criança e do Adolescente

Emergência

Avaliações

Ao final das atividades planejadas para cada área, o residente será avaliado pelo preceptor que preencherá sua FICHA DE AVALIAÇÃO e esta será encaminhada à Coordenação da Residência.

Além da ficha, o residente deverá participar do programa de Estudos Dirigidos e das Reuniões Científicas desenvolvidos semanalmente, de cursos e treinamentos que acontecerem na instituição, de eventos e programas especiais desenvolvidos junto à população, assim como do desenvolvimento de programas e estratégias de treinamento da força de trabalho.

Fim do conteúdo da página