Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Residência > Multiprofissional
Início do conteúdo da página

Programa de Residência Multiprofissional

A formação de especialistas é ponto basilar para a estrutura de saúde pública dos países e, no Brasil, compete ao Sistema Único de Saúde (SUS) ordenar a formação de recursos humanos.

A Residência é o padrão de excelência na pós-graduação em saúde, na modalidade ensino-serviço, e o Ministério da Saúde (MS) tem realizado seu fomento, por meio de programas de concessão de bolsas, ao longo dos últimos dez anos.

Em 2021, a partir de estudos sobre a temática - considerando também os resultados obtidos no financiamento das residências - o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), resolveu ampliar sua atuação na formação e qualificação de especialistas com o lançamento do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

O plano é um marco histórico para o país. Em sua essência, busca valorizar os residentes, corpo docente-assistencial e gestores de programas de residência em saúde, por meio da promoção e qualificação complementar e do aumento do número de bolsas de fomento.

Nesse tocante, o INTO, por meio da sua Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) cadastrou o seu primeiro programa em área profissional da saúde junto ao SINAR, o Programa de Residência Multiprofissional em Traumatologia e Ortopedia (RMS/INTO), obtendo seu ato autorizativo de funcionamento em 26/12/2023, o que permitiu que o INTO aderisse aos editais de bolsas SGTES/MS Nº 9 e 10, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2023.

Hoje, o sonho virou realidade, por isso muito honrosamente a Diretora do INTO, Dra. Germana Lyra Bahr, e a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU) e têm a honra de publicar o 1º Edital de Seleção para o programa de RMS/INTO!

Serão 21 vagas para as áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Serviço Social e Terapia Ocupacional.


O ingresso no Programa de residência é feito através de Concurso público, por meio de Edital publicado em vias eletrônica, no site do INTO.


Processo Seletivo:

Fim do conteúdo da página