Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Trajetória, serviços e reconhecimento

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) é um órgão da administração direta do Ministério da Saúde, referência no país para tratamento cirúrgico ortopédico de alta complexidade, destinado a atender exclusivamente aos pacientes do SUS.

O Into é atualmente o único hospital brasileiro a integrar a International Society of Orthopaedic Centers (ISOC), que congrega os 19 melhores centros de ortopedia no mundo.

 

Fachada do prédio do Into
Fachada do prédio do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia 

 

A instituição, originalmente denominada Hospital de Traumato Ortopedia – HTO, foi inaugurada em 1973 e recebeu o status de instituto em 1994, após ser reconhecida como referência nacional não apenas na assistência, como também no ensino, na pesquisa, na prevenção e na articulação de políticas públicas em Traumatologia, Ortopedia e Reabilitação, passando a ser chamada de Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - Into. Em 2011, já em novo endereço (na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro/RJ) o Into foi novamente renomeado, passando a ser chamado de Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad, em homenagem ao ex-ministro da Saúde.

Além da excelência assistencial, o Instituto se destaca nas áreas de ensino e pesquisa, dispondo de 6 laboratórios em sua sede, entre eles o de Pesquisa Neuromuscular (PNEURO) e o de Fisiologia do Esforço (LAFES), que visam impulsionar o desenvolvimento de estudos em Fisiologia do Exercício e Medicina do Esporte.

Outro destaque do Into é o Banco de Multitecidos, que existe desde 1989 e é responsável pela captação, processamento e distribuição de ossos, tendões e meniscos para utilização em cirurgias de transplantes diversos, além de abrigar o banco de córneas e o banco de peles.  O Into mantém equipes preparadas para realizar captações 24 horas por dia, 365 dias do ano. O procedimento é gratuito, tanto para as famílias do doador  quanto para as do receptor.

O Into possui programas de residência médica em Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia de Mão, Enfermagem e Farmácia. Também dispõe de cursos de aperfeiçoamento em diferentes especialidades e um curso de Mestrado (strictu-sensu) em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético.

O HEMOINTO, responsável pela manutenção dos estoques de sangue para as cirurgias realizadas no Instituto foi inaugurado em agosto de 2014, tendo diminuído as taxas de suspensão de cirurgias através da possibilidade de doações autólogas e de campanhas sistemáticas de doação de sangue.

Desde a mudança para sua nova sede em 2011, o Into apresentou um aumento de 62% na sua produtividade cirúrgica ( de 5662 em 2011 para 9156 cirurgias em 2016) e um aumento de 34% na produtividade ambulatorial ( de 155.227 em 2011 para 207.570 atendimentos em 2016).

Sua unidade de atendimento domiciliar, referência desde 2005, contribuiu para este avanço, dando continuidade ao tratamento ortopédico iniciado na unidade hospitalar através da assistência especializada à domicílio para pacientes com problemas de locomoção. Esta forma de atendimento, além de ser mais humanizada, diminui a permanência hospitalar e aumenta o giro de leitos, representando mais eficiência à longo prazo.

Fim do conteúdo da página