Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Mestrado > Disciplinas
Início do conteúdo da página

Disciplinas

 

 

Metodologia da Pesquisa Aplicada - MPO 01

Obrigatória | 2 Créditos

Ementa: Modalidade de Pesquisa: básica, exploratória, teórica, aplicada, de campo, experimental, bibliográfica, explicativa, quantitativa e qualitativa. Tipos de estudos: transversais, caso controle e coorte. Métodos científicos: indutivo e dedutivo. Tipos de dados: primários, secundários e revisão bibliográfica. Fases do processo metodológico. Problema de pesquisa. Hipótese. Variáveis. Objetivos. Referencial teórico. Levantamento bibliográfico. Método de pesquisa. Etapas da pesquisa científica (escolha do tema, revisão da literatura, justificativa, formulação do problema, determinação de objetivos, metodologia, coleta de dados). Análise e discussão dos resultados. Conclusão da análise dos resultados. Redação e apresentação do trabalho científico.

Epidemiologia - MPO 02

Obrigatória | 2 Créditos

Ementa: O conhecimento epidemiológico é imprescindível para a conformação das práticas de saúde, seja no diagnóstico da situação de saúde da população seja no teste de hipóteses etiológicas e na avaliação de tecnologias médicas. O objetivo da disciplina é subsidiar o raciocínio epidemiológico; desenvolver a compreensão do conceito ampliado de saúde; incentivar a reflexão a respeito da avaliação de tecnologias em saúde; compreender o papel e a utilização da epidemiologia na gestão do sistema de saúde. Definições, objeto, objetivos e perspectiva histórica da epidemiologia. Variáveis relativas às pessoas, ao lugar e ao tempo. Tipos de estudos epidemiológicos. Introdução à metodologia epidemiológica na pesquisa em saúde. Indicadores de saúde e sistemas de informação em Saúde. Avaliação de tecnologias em saúde.

Bioética na Prática Clínica - MPO 03

Obrigatória | 2 Créditos

Ementa: Estudo das relações entre a Ética, a Moral e o Direito. Caracterização da Bioética como conduta inserida na prática médica e científica. Reflexão sobre os aspectos éticos envolvidos em questões relacionadas à privacidade, confidencialidade, início e fim da vida, respeito ao indivíduo, justiça, autonomia e pesquisas científicas. A disciplina tem como objetivo estimular a reflexão, questionamento e discussão sobre conflitos e dilemas morais envolvidos na área de saúde, considerando o tempo, avanço científico e limites da atuação profissional.

Bioestatística - MPO 04

Obrigatória | 2 Créditos

Ementa: Princípios de metodologia científica. Estatística descritiva e inferencial. Probabilidade e distribuições de probabilidade. Cálculo da amostra e poder estatístico. Testes de hipótese. Medidas de associação. Testes diagnósticos. ANOVA. Correlação e Regressão Linear. Esta disciplina tem por objetivo introduzir noções básicas de Estatística Descritiva e Inferencial com foco na análise de dados. Objetiva-se que o participante, ao final da disciplina, seja capaz de analisar e interpretar criticamente dados e resultados de artigos científicos, bem como utilizar tais conceitos para a pesquisa e que compreenda aspectos gerais das técnicas de modelagem estatística.

Seminários em Temas do Sistema Musculoesquelético - MPO 06

Obrigatória | 2 Créditos

Ementa: Disciplina de conteúdo variável que compreende a participação em seminários para a discussão de temas prioritários na área da pesquisa e da assistência a saúde do sistema musculoesquelético. Visará fornecer ao aluno condições de analisar criticamente um artigo cientifico, discutindo a pertinência e adequação dos objetivos, os aspectos metodológicos, consistência dos resultados e coerência da discussão. Fornecer elementos para que o aluno possa desenvolver sua capacidade crítica na escolha de procedimentos utilizados no seu trabalho.

Redação Científica: Como Escrever Sua Dissertação - MPO 07

Obrigatória | 2 Créditos

Ementa:
 
Técnicas de escrita e edição de texto. Escrita ética. Estruturação textual de dissertações. Como e o quê escrever nas distintas partes do texto: título, resumo, introdução, material e métodos, resultados, discussão, conclusão. Regras gramaticais: tempo verbal voz ativa e passiva, paralelismo e pontuação. Siglas e Abreviaturas. Referências. O objetivo da disciplina é apresentar as técnicas de escrita e edição de textos científicos, com enfoque na redação das dissertações. Serão discutidas as regras de estruturação de uma dissertação, incluindo o objetivo de cada seção, como redigir e editar o texto. Também será discutida a “escrita ética”, onde serão abordados temas como plágio, autoplágio e crédito de autoria.

Cirurgia Ortopédica de Alta Complexidade no SUS - MPE 01

Eletiva | 2 Créditos

Ementa: Fornecer ao aluno informações sobre o conjunto de procedimentos em ortopedia e em traumatologia, que no contexto do SUS, são considerados de alta complexidade por envolver alta tecnologia e alto custo. Justificar a necessidade de procedimentos de alta complexidade em ortopedia e traumatologia. Apontar os benefícios do acesso a serviços qualificados e da integração com os demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade)..

Fisiopatologia das Doenças do Sistema Esquelético - MPE 04

Eletiva | 2 Créditos

Ementa:
 
Estudo dos aspectos celulares e moleculares envolvidos no funcionamento dos diversos componentes dos sistemas esquelético saudável. Discussão dos principais mecanismos patofisiológicos da lesão, regeneração e reparo de lesões musculoesqueléticas. Esta disciplina objetiva aprofundar e discutir aspectos fisiológicos e patológicos dos sistemas muscular e esquelético sob a ótica da bioquímica, biologia celular e molecular. Visa, ainda, correlacionar tais aspectos às possíveis manifestações clínicas à luz dos mais recentes e relevantes estudos de pesquisa básica.

Diagnóstico Genômico de Lesões do Sistema Esquelético - MPE 05

Eletiva | 2 Créditos

Ementa: A disciplina objetiva transmitir ao aluno a importância e aplicabilidade clínica do diagnóstico genômico das lesões do sistema musculoesquelético na medicina atual. Para isso, serão apresentadas as formas de expressão da informação genética, evidenciando todas as etapas a serem consideradas na pesquisa translacional. Será exposto como os fundamentos da biologia molecular aliados a prática clínica constituem uma ferramenta prognóstica, diagnóstica e terapêutica para as doenças do sistema musculoesquelético e quais as perspectivas futuras desta área na tecnologia e no desenvolvimento de novas técnicas.

Modelos Animais de Doenças do Sistema Esquelético - MPE 07

Eletiva | 2 Créditos

Ementa: Promover o treinamento de desenhos de modelos animais de pequeno ou de grande porte de fraturas, defeitos de consolidação, lesões articulares e tendíneas, artrite e artrose, neoplasias e comportamento biológico de células tronco em implantes in vivo. Considerações técnicas sobre o tipo de intervenção, adequação do modelo e da possibilidade da substituição do modelo animal por modelos in vitro. Promover o treinamento em modelos animais farmacológicos não cirúrgicos, adequação dos métodos e dos parâmetros de segurança e eficácia dos compostos candidatos a fármacos, através de estudos de toxicidade e de atividade in vitro e in vivo.

Medidas e Avaliação em Ergoespirometria e Antropometria - MPE 11

Eletiva | 2 Créditos

Ementa: A disciplina visa à exposição dos alunos aos processos de utilização aplicada dos conhecimentos, com a valorização da experiência profissional. Abordagem analítico-prática cineantropométrica; avaliação e caracterização das variações do condicionamento resultantes do treinamento físico, destreinamento e do surgimento de patologias; correlação entre patologias do sistema musculoesquelético e a função cardiorrespiratória; utilização de protocolos para a prática de atividades físicas voltadas para saúde, reabilitação e redução do risco de lesões. A oferta desta disciplina visa introduzir a noção de precisão e do rigor científico que regem os princípios da testagem da aptidão física, descrever e aplicar os protocolos de avaliação antropométrica e ergoespirométrica, conhecer as principais patologias que acometem o sistema musculoesquelético (SME); entender a contribuição de doenças do SME para o destreinamento e como este pode afetar o condicionamento.

Medidas e Avaliação da Força Muscular e Propriocepção - MPE 12

Eletiva | 2 Créditos

Ementa: A disciplina proporciona aos alunos o conhecimento sobre os fundamentos da atividade neuromuscular com ênfase nos fatores do desempenho do movimento humano. Os conteúdos vinculam a experiência teórica e pratica sobre os aspectos da eficiência do controle motor e das discrepâncias sensório-motoras por meio dos procedimentos de avaliação da força muscular e propriocepção. O conteúdo da disciplina integra os conceitos de aptidão física e reabilitação, tanto no contexto da performance quanto para atenuar sintomas e danos no sistema musculoesquelético e, sobretudo, nas indicações cirúrgicas. Esta disciplina tem por objetivos: apresentar e discutir os conceitos relacionados ao sistema neuromuscular e sua dinâmica na produção da força além da integração com o sistema sensório-motor; possibilitar o aperfeiçoamento de habilidades para aplicar os procedimentos e as técnicas de avaliação da função muscular (força e resistência) e propriocepção (senso de posição articular, cinestesia, senso de força); atualizar os conceitos das metodologias de condicionamento físico e reabilitação aplicadas no pré e pós cirúrgico, esportes e para a vida saudável.

Tópicos Avançados em Ciências do Sistema Musculoesquelético - MPE 13

Eletiva | 2 Créditos

Ementa:
 
Disciplina de conteúdo variável constituído pela participação em eventos científicos relacionados com as áreas de concentração do curso.

Gestão da inovação em Saúde - MPE 14

Eletiva | 2 Créditos

Ementa:
Conceituação da inovação. Inovação em produtos, processos, serviços e em gestão. Fases da inovação e seu processo dinâmico. Inovações e tecnologias. Tecnologias disrruptivas. Imitando para inovar. Inovação aberta. Ambiente interno versus ambiente externo e a capacidade de inovar. Resource-based view. Dynamic Capabilities. Ativos tangíveis versus ativos intangíveis. Gestão do Conhecimento. Complexo Econômico-Industrial da Saúde, explorando oportunidades e potencialidades em Saúde. Tecnologias portadoras de Futuro e Convergência Tecnológica – Saúde e o Futuro. Mecanismo de apropriabilidade e a Inovação. Introdução aos Estudos de Futuro e suas ferramentas. Estudo de Tendências. Legislação brasileira em Inovação. Parcerias Estratégicas em Saúde (Parcerias Público-Privadas). A disciplina tem como objetivo oferecer aos alunos capacitação técnico-científica na área de gestão da inovação e inovação tecnológica no intuito de fomentar o processo de inovação em seu local de trabalho.

Fim do conteúdo da página