Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mão

(Tendinite de Quervain) Caracterizada por dor na base do dedo polegar, que se intensifica quando o movimentamos para um dos lados do punho, em direção ao dedo mínimo. Comum em mulheres - especialmente durante o período gestacional, pós-parto, e na menopausa, pelas alteração hormanais do organismo - um cuidadoso exame físico demonstrará a diferença entre essa tendinite e outros problemas, como a artrose (processo degenerativo de uma articulação) da base do polegar, fraturas e artroses dos ossos do punho. O tratamento normalmente utiliza antiinflamatórios e analgésicos e a imobilização do polegar pode ser necessária. A cirurgia é simples, geralmente com anestesia local, proporcionando alívio definitivo.

O que é?

Ocorre pela compressão de um nervo, o nervo mediano, pelo aumento das estruturas que junto com o nervo mediano, passam por um canal estreito chamado Túnel do Carpo.

Quais as causas?

Várias são as causas de aumento das estruturas que passam pelo Túnel do Carpo. Algumas das causas que podem desencadear a doença são: trabalho manual com movimentos repetidos, pessoas que não fazem trabalhos manuais, tem associação com alterações hormonais como menopausa e gravidez (geralmente desaparece ao fim da gravidez); fato que explica o porque de haver mais mulheres acometidas que homens. Outras doenças associadas são diabetes mellitus, artrite reumatóide, doenças da tireóide e causas desconhecidas.

Sinais e sintomas:

Dor ou dormência a noite nas mãos, principalmente após uso intensivo destas durante o dia. A dor pode ser intensa a ponto de acordar o paciente. Ocorre diminuição da sensação dos dedos, com exceção do dedo mínimo e sensação de sudorese nas mãos. A dor pode ir para o braço e até o ombro. Atividades que promovem a flexão do punho por longo período podem aumentar a dor. Com a perda da sensação nos dedos, pode haver dificuldade de amarrar os sapatos e pegar objetos. Algumas pessoas podem apresentar até dificuldade de distinguir o quente do frio.

Quando procurar o ortopedista?

Caso os sintomas persistam por alguns dias, deve-se procurar um ortopedista para ser examinado, e podendo ser solicitado alguns exames, para confirmar o diagnóstico e indicar o tratamento. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, menores são as chances de precisar operar.

O tratamento conservador pode ser feito desde com antiinflamatórios e imobilização até injeção de corticóide. A maioria das pessoas responde ao tratamento conservador, sendo o tratamento cirúrgico para os casos refratários ao tratamento clínico.

Prevenção:

Não existe medida preventiva concreta para a Síndrome do Túnel do Carpo, mas as pessoas devem se policiar a não realizar tarefas repetitivas de flexão do punho.

Como ocorre?

Geralmente ocorre quando se está cortando algo com desatenção e corta-se a ponta do dedo. O corte pode envolver apenas a ponta do dedo ou mais profundamente a unha a até o osso.

Sinais e sintomas

O corte ocorre, normalmente, na mão não-dominante enquanto se segura o objeto a ser cortado com a mão dominante. A ponta do dedo pode ser toda ou parcialmente cortada apresentando sangramento intenso.

O que fazer?

1. Coloque compressas limpas sobre o corte;

2. Não coloque qualquer substância em cima da ferida;

3. Procure, imediatamente, um serviço de emergência.

Qual o tratamento?

O médico irá avaliar a ferida e dependendo do grau de profundidade realizará diferentes tratamentos: curativo, sutura(dar pontos) ou raspar o osso para cobri-lo com a pele. O médico poderá, ainda, solicitar radiografias para ver se há fraturas e em alguns casos prescrever antibióticos para prevenir infecções.

O que é?

Apresenta-se como uma doença hereditária comum onde um ou mais dedos se contraem, isto é, ficam dobrados para dentro da palma da mão. A causa dessa contração permanece ainda desconhecida.

Os homens são mais afetados do que as mulheres e, normalmente, após os 40 anos. Quando as crianças são acometidas, apresentam a forma grave da doença.

Indivíduos fumantes, alcoólatras, que apresentam Diabetes e que usam drogas anticonvulsivantes apresentam maior chance de desenvolver a doença.

Quais são os sinais e sintomas?

Geralmente, o primeiro sinal da doença começa com um nódulo na palma da mão, próximo ao dedo da aliança ou do menor dedo. O nódulo pode ser confundido com um calo e, normalmente, não apresenta dor. Com a evolução da doença, outros nódulos aparecem, levando a contração dos tendões dos dedos, flexionando-os. O dedo da aliança é, normalmente, o primeiro a ser acometido, evoluindo para o mínimo e depois para o médio.

Quando procurar um Ortopedista?

Quando observar a presença de nódulos na palma da mão deverá visitar o seu Ortopedista para que ele faça o diagnóstico e tratamento correto.

Qual o tratamento?

A maioria dos nódulos não cresce a ponto de fazer a contratura dos dedos e por serem indolores, o tratamento conservador é o mais comumente aplicado.

Quando o paciente não consegue colocar a palma da mão toda aberta sobre uma superfície lisa é sinal de que há contratura dos dedos. Neste caso, para corrigir a deformidade, o tratamento de escolha é o cirúrgico. Recorrências da doença após a cirurgia são conhecidas.

 

 

Fim do conteúdo da página