Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cotovelo

("Cotovelo de Tenista") A epicondilite se caracteriza por uma dor no canto lateral do cotovelo, que se irradia para o antebraço e é freqüente entre 35 e 55 anos de idade, ocorrendo tanto em homens como mulheres. O problema pode surgir após esforço físico intenso imediato ou esforços contínuos, de forma cumulativa e não é uma inflamação comum. Na verdade, ocorre a morte do tecido muscular por alteração da vascularização local e conseqüentemente ruptura local dos músculos extensores. Normalmente tratada com imobilização, medicação e fisioterapia, a epicondilite pode trornar-se crônica, apesar do tratamento conservador instituído. No entanto, são raros os casos em que o médico indicará uma cirurgia.

O que é?

A reação natural quando você se vê caindo de encontro ao chão é colocar a mão à frente para se proteger. Infelizmente este impacto pode deslocar os ossos do seu cotovelo, tirando-os do local correto.

Quais os sinais e sintomas?

Se você luxar o seu cotovelo, sentirá uma dor intensa e não será capaz de mover esta junta, que parecerá deformada e começará a inchar.

Quando procurar o médico?

Tente imobilizar o braço e procure ajuda médica imediatamente. Para imobilizar faça uma tala com papelão ou coloque um travesseiro ao redor do cotovelo.

Como é o tratamento?

Quando você chegar à emergência, um ortopedista irá cuidadosamente colocar os ossos de volta em seu lugar. Provavelmente serão usados analgésicos, sedativos ou anestesia local para seu maior conforto. Se por algum motivo você permanecer horas sem tratamento, a contração muscular e a resposta inflamatória podem chegar a tal forma que seja necessária uma anestesia geral para tornar o procedimento mais fácil e menos doloroso.

Quando o seu cotovelo voltar para o lugar, o ortopedista provavelmente irá solicitar radiografias para avaliar a presença de fraturas ou outras lesões. Dependendo do resultado, tratamento adicional poderá ser necessário.

Se o cotovelo estava apenas deslocado sem a presença de nenhuma fratura, estará indicado o uso de uma tala por algumas semanas. Drogas antiinflamatórias podem ajudar no alívio da dor. Quando o médico decidir que o cotovelo já está cicatrizado adequadamente, você poderá iniciar exercícios de reabilitação, de preferência com a ajuda de um fisioterapeuta, para que o cotovelo volte a ter uma movimentação completa.

Curiosidades

O cotovelo é a articulação mais comumente luxada nas as crianças. Já nos adultos, o ombro e os dedos têm uma incidência maior.

O que é?

É a inflamação da bursa, um tipo de almofada que fica entre o osso e a pele, amortecendo o impacto no cotovelo. Caso ocorra traumas ou apoio prolongado sobre a bursa, esta pode ficar inflamada. Algo muito comum em certas profissões em que se apóia o corpo sobre o cotovelo, como pintores e bombeiros hidráulicos.

Sinais e sintomas

Após um trauma, o cotovelo incha rápido e a pele pode apresentar arranhaduras ou cortes. Se o cotovelo incha devagar, provavelmente é algo crônico, que promove pressão por depositar o peso sobre este. O local pode ficar doloroso, sensível ao toque ou incapaz de se movimentar normalmente. Caso a pele esteja vermelha e quente, pode ser sinal de uma infecção.

O que alivia o edema?

Caso o inchaço se desenvolva gradualmente, não seja muito grande e não houve trauma, algumas medidas podem ser usadas na tentativa de diminuí-lo:

1. Parar as atividades que colocam pressão sobre o cotovelo;

2. Colocar gelo por 15 a 20 minutos, três ou quatro vezes ao dia;

3. Amarra ataduras elásticas em volta do cotovelo para diminuir o edema;

4. Elevar o cotovelo acima o nível do coração.

Quando procurar o ortopedista?

Caso os sintomas persistam após a tentativa de diminuir o edema.

Caso o cotovelo esteja avermelhado e a dor aumente no local do edema.

Caso ocorra aumento rápido após um trauma, pois pode haver fraturas.

Qual o tratamento?

Além das medicas já citadas, o ortopedista pode associar:

1. Aspiração da bursa;

2. Uso de antiinflamatórios;

3. Injeção de corticosteróide;

4. Remoção cirúrgica da bursa;

Existe prevenção?

Evitar submeter o cotovelo a situações de pressão excessivas, o que é de difícil adesão pelo paciente.

 

 

Fim do conteúdo da página