Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Reabilitação > Terapia Ocupacional
Início do conteúdo da página

Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional é definida pelo COFFITO como “Profissão de nível superior voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade”(https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=3382).

A Terapia Ocupacional utiliza como recurso terapêutico a ocupação humana para prevenir e tratar dificuldades físicas e ou psicossociais que interfiram no desempenho ocupacional, ou seja, no desenvolvimento, na independência e autonomia do indivíduo em relação às atividades da vida diária (AVD), atividades instrumentais da Vida Diária (AIVD), trabalho e lazer.

Ela vai ao encontro da Classificação Internacional de Funcionalidade, Deficiência e Saúde (CIF), ao compreender que a saúde está relacionada à capacidade dos indivíduos de se envolverem em ocupações e em atividades que permitam sua participação desejada ou necessária, em sua própria casa, no trabalho, na escola, em atividades de lazer e na comunidade ao qual está inserido.

O terapeuta ocupacional é um profissional dotado de formação nas Áreas da Saúde e Sociais, sua intervenção compreende avaliar o cliente buscando identificar as disfunções ocupacionais considerando sua faixa etária, seu desenvolvimento, sua formação familiar e social. Ele compreende a atividade humana como um processo essencial ao desempenho das funções do indivíduo, e interfere no cotidiano da pessoa comprometida para favorecer o desenvolvimento, aprimorar capacidades psico ocupacionais, buscar melhoria do estado laborativo, social e de lazer, para proporcionar melhor qualidade de vida.

No INTO, os terapeutas ocupacionais atuam nas etapas de pré e pósoperatório, durante a internação e nos ambulatórios. Atuam na reabilitação de pacientes submetidos a Cirurgia de mão, Microcirurgia reconstrutiva, Trauma ortopédico do idoso e adulto, Ortopedia pediátrica, Ortopedia oncológica, Ombro e cotovelo e Amputações.

Utilizam técnicas terapêuticas ocupacionais e recursos de tecnologia assistiva personalizadas, como órteses, adaptações, pré próteses e próteses para auxiliar na habilitação e/ou reabilitação terapêutica ocupacional do paciente atendido no INTO.

Artigo 1° – É de exclusiva competência do Terapeuta Ocupacional, no âmbito de sua atuação, avaliar as habilidades funcionais do indivíduo, elaborar a programação terapêutico-ocupacional e executar o treinamento das funções para o desenvolvimento das capacidades de desempenho das Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs) para as áreas comprometidas no desempenho ocupacional, motor, sensorial, percepto-cognitivo, mental, emocional, comportamental, funcional, cultural, social e econômico de pacientes.

Artigo 2°– Compete ao Terapeuta Ocupacional o uso da Tecnologia Assistiva nas Atividades de Vida Diária (AVDs) e Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs) com os objetivos de:

I – promover adaptações de jogos, brincadeiras e brinquedos;
II – criar equipamentos, adaptações de acesso ao computador e software;
III – utilizar sistemas de comunicação alternativa, de órteses, de próteses e de adaptações;
IV – promover adequações posturais para o desempenho ocupacional por meio de adaptações instrumentais;
V – realizar adaptações para déficits sensoriais (visuais, auditivos, táteis, dentre outros) e cognitivos em equipamentos e dispositivos para mobilidade funcional;
VI – adequar unidades computadorizadas de controle ambiental;
VII – promover adaptações estruturais em ambientes domésticos, laborais, em espaços públicos e de lazer;
VIII – promover ajuste, acomodação e adequação do indivíduo a uma nova condição e melhoria na qualidade de vida ocupacional.
(RESOLUÇÃO Nº 316, DE 19 DE JULHO DE 2006- COFFITO)

Para isso, os profissionais dispõem de um espaço físico adaptado, o Apartamento Modelo ou Laboratório de AVD, para avaliação e treino das atividades diárias em situações de vida real, visando promover o máximo de independência possível aos pacientes que estão em reabilitação no INTO. Contam também com recursos especializados como os termomoldáveis de baixa temperatura e a impressão em 3D.

Além da assistência, promovemos ações na área do ensino e pesquisa. Contamos com convênio com universidades públicas para programa de estágio curricular. Promovemos Curso de Aperfeiçoamento Profissional na área de terapia ocupacional nas cirurgias da mão e deformidade congênitas, microcirurgia reconstrutiva e amputações, além de visitas técnicas de profissionais já formados.

Contamos ainda com terapeutas ocupacionais do INTO na Área de Saúde do trabalhador (ARSAT) além da Área de Reabilitação.

Competências da Terapia Ocupacional do INTO:

Missão: Promover assistência terapêutica ocupacional especializada na habilitação e ou reabilitação das disfunções ocupacionais geradas por afecções traumato ortopédicas através da prescrição e/ ou execução de atividades terapêuticas ocupacionais, prescrição e/ou confecção de dispositivos de tecnologia assistiva como órteses, próteses e adaptações visando independência, autonomia e participação social. Promover a tríade ensino pesquisa e assistência.

Visão: Ser reconhecido nacionalmente como referência da terapia ocupacional na reabilitação física.

Valores:

-Atendimento humanizado centrado no sujeito
- Ética
-Qualidade e segurança
- Trabalho em equipe
-Inovação
-Ensino, pesquisa

TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DO INTO:

Diana de Mesquita Siqueira
Doralice das Graças de Melo Calvo
Eduarda Missick Guaraná Mureb de Azevedo
Gledson Nunes da Silva
José Domingos Baldini Levy
Luciana H. Latini de Aragão

Maiza Brandão de Santanna
Marcia Gomes de Alencar
Maria da Conceição soares de Oliveira
Martha Cristina Paula de Menezes Lucas
Rosa Maria Dias Cardoso da Silva
Sandra Helena Lopes de Moura
Simone Ribeiro Leite Nunes
Tatiane Ferreira Lopes
Zuleika Rodrigues de Melo

Fim do conteúdo da página