Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Reabilitação > Reabilitação
Início do conteúdo da página

Reabilitação

MISSÃO


Oferecer a melhor assistência em reabilitação para pacientes com afecções ortopédicas de alta e média complexidade baseado no aprimoramento profissional, no ensino e pesquisa e na gestão, em busca da melhoria contínua.


VISÃO


Consolidar o reconhecimento Nacional e Internacional em qualidade e inovação na reabilitação em traumatologia e ortopedia.


VALORES E PRINCÍPIOS


• Humanização e empatia
• Foco no paciente
• Qualidade e segurança
• Inovação
• Trabalho em equipe
• Transparência e ética
• Geração e disseminação do conhecimento
Lema: INTO – Humanização e Qualidade


O INTO, por ser um instituto de referência nacional em ortopedia e traumatologia do Ministério da Saúde, recebe pacientes com doenças ortopédicas de alta complexidade encaminhadas de diversos estados do país, muitos deles com patologias de difícil resolução. E cabe a equipe de reabilitação orientar, reabilitar e devolver esses pacientes aos seus locais de origem reabilitados para que retomem sua vida com dignidade.

A Área de Reabilitação (AREAB) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) é especializada no tratamento das doenças ortopédicas, com foco principalmente nas do membro superior, na reabilitação de pacientes amputados, bem como nas disfagias.

A AREAB é formada por uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, agentes administrativos, médicos fisiatras, fonoaudiólogos, ortopedista, terapeutas ocupacionais,técnicos em assuntos educacionais, técnico em enfermagem. Conta também com a participação de psicólogos da Área da Saúde Mental (ARMEN) em sua equipe. Sua missão é oferecer aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento de reabilitação de alta e média complexidade com eficiência e segurança nas áreas da Mão, do Ombro, da Microcirurgia, do Trauma, do centro de Amputados (CAMPU), da pediatria, da craniomaxilofacial e da coluna. Sendo essas duas últimas atuações com ênfase nos pacientes disfágicos.

A área de reabilitação está preparada para receber os pacientes encaminhados pelos Centros especializados e oferecer com segurança o acompanhamento no pós-operatório imediato, favorecendo assim melhores resultados nos procedimentos cirúrgicos.

A proximidade entre os cirurgiões e a equipe de reabilitação aumenta consideravelmente o sucesso do plano de cuidados e a plena reabilitação das funções e atividades desempenhadas pelo paciente antes da intervenção cirúrgica. E na impossibilidade de retorno completo as antigas capacidades, a equipe foca na adaptação de tarefas garantindo ao paciente a manutenção de seu desempenho ocupacional nas atividades básicas de vida diária.

“Devolver a autonomia ao paciente ortopédico é uma prerrogativa e objetivo central que norteia a equipe de profissionais da reabilitação.”

A área de reabilitação disponibiliza um programa de educação continuada na subespecialidade de Terapia Ocupacional em contextos hospitalares destinado a terapeutas ocupacionais interessados em atualização especifica na área de traumatologia e ortopedia. Mantem também convênio com universidades para o oferecimento de estagio curricular em terapia ocupacional na traumatologia e ortopedia.

A área de reabilitação conta com equipe de agentes administrativos responsáveis pela organização, abastecimento e distribuição de insumos necessários ao pleno funcionamento das equipes técnicas, além de cuidar de toda a logística no fornecimento de órteses e próteses sob medida para todos os pacientes do INTO que tem essa indicação.


Equipe AREAB:


Alexandre Lima de Freitas
Bárbara Luiza Marinho da Silva
Cristianne Akie Kavamoto
Cristina Ribeiro Ferreira de Souza
Diana de Mesquita Siqueira
Doralice das Graças Calvo Rosa
Eduarda Missick G. Mureb de Azevedo
Eliane Batista Alves Santos
Ellen Espindola Alves
Gisele de Souza Santiago
Gledson Nunes da Silva
José Domingos Baldini Levy
Jullana Alves P. Henderson Cardoso
Livia Freire Gentil de Andrade
Maiza Brandão de Santanna
Marcelo da Silva Guimarães
Márcia Gomes de Alencar
Maria da Conceição Soares de Oliveira
Mariana Moreira da Silva
Martha Cristina Paula de M. Lucas
Max William Claudino Anastácio
Mônica Silva de Jesus Nerys
Rafael de Barros Soares
Rita de Cássia Canela Carvalho Costa
Rosa Maria Dias Cardoso da Silva
Sandra Helena Lopes de Moura
Simone Ribeiro Leite Nunes
Tatiana Damasceno da Hora
Tatiane Ferreira Lopes
Zuleica Rodrigues de Melo

 

Fim do conteúdo da página