Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Laboratórios

 

Centro de Tecnologia Celular
A pesquisa básica, utilizada como uma ferramenta para melhorar os índices de sucesso de procedimentos ortopédicos convencionais é o principal desafio dos projetos desenvolvidos no Centro de Tecnologia Celular do Into.

O potencial das células tronco adultas é usado para estabelecer ou para aperfeiçoar novos protocolos de terapias celulares no âmbito da medicina regenerativa.


Centro de Pesquisa Clínica
O setor tem como foco principal o estudo das doenças do sistema musculoesquelético, em especial as condições associadas com incapacidade física e alto custo social. São prioridades do Centro as demandas do Ministério da Saúde para ensaios clínicos com novos medicamentos e a padronização de procedimentos ortopédicos.

Laboratório de Pesquisa Neuromuscular
Neste laboratório são realizados estudos sobre o controle do movimento humano, associando medidas de força, propriocepção e atividade eletromiográfica. O ponto de convergência dos estudos é a melhora do desempenho físico e a redução do potencial de lesão, em atletas e em pacientes que são submetidos a procedimentos cirúrgicos no Into.

Centro de Experimentação Animal
O desenvolvimento de modelos pré-clínicos é o primeiro passo na definição de uma escala de prioridades para futuros ensaios clínicos. Neste Centro, os modelos biológicos reproduzem situações clínicas, como consolidação de fraturas e de perdas ósseas e também possibilitam a avaliação do comportamento in vivo de células tronco adultas e de células neoplásicas.

Laboratório de Fisiologia do Esforço
Neste laboratório são conduzidos estudos na área da fisiologia do exercício, voltados para a avaliação cardio-respiratória e da capacidade ventilatória durante o desempenho de atividades físicas, em atletas, não atletas e pacientes com limitação física decorrentes de lesões ortopédicas.

Laboratório de Genômica e Metabolismo em Ortopedia
A identificação de marcadores genéticos relacionados com o desenvolvimento de doenças ortopédicas abre uma nova perspectiva para o diagnóstico e tratamento precoce de doenças que possam ter uma
base genética. Estudos conduzidos no laboratório têm como foco traçar um perfil genético que possa ser comum aos portadores de determinadas doenças do sistema musculoesquelético, visando novas modalidades terapêuticas e medidas de prevenção.

Banco de Células-Tronco de Pluripotência Induzida
As células-tronco de pluripotência induzida são uma ferramenta sem precedentes para uso em modelos de doenças humanas e para testes farmacológicos. O Banco de Células Tronco de Pluripotência Induzida Paciente Específico está sediado no Into, sendo responsável pela armazenagem e distribuição das células reprogramadas nos laboratórios geradores, para toda a comunidade científica brasileira.

Laboratório de Engenharia Biomecânica
Considerando o papel central do Into como órgão regulador do Ministério da Saúde em políticas de saúde em ortopedia, cabe ao laboratório de Engenharia Biomecânica realizar testes mecânicos para comparar o desempenho de diferentes implantes ortopédicos e testar a estabilidade de diferentes tipos de montagens cirúrgicas.

Fim do conteúdo da página