Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Artroplastia do quadril: entenda as causas e o processo de recuperação
Início do conteúdo da página

Artroplastia do quadril: entenda as causas e o processo de recuperação

Especialista do INTO responde a perguntas sobre cirurgia feita pelo Presidente Lula

 

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO/SAES), do Ministério da Saúde, explica as causas e o tratamento de uma das doenças ortopédicas mais incidentes na população brasileira e mundial. No Brasil, cerca de 10 mil artroplastias são realizadas por ano, sendo que quase 10% se concentram no INTO. O chefe do Centro de Cirurgia de Quadril do Instituto, o ortopedista Lourenço Peixoto, respondeu a algumas perguntas para esclarecer sobre a cirurgia e a posterior recuperação.

 

Qual é a condição médica específica que levou o Presidente a optar pela cirurgia no quadril?

R: O Presidente optou pela cirurgia devido ao desgaste da articulação do quadril, uma condição conhecida como osteoartrite do quadril.

Como a osteoartrite do quadril impacta a qualidade de vida das pessoas, especialmente aquelas acima de 50 anos?

R: A osteoartrite do quadril impacta negativamente a qualidade de vida, especialmente em pessoas acima de 50 anos, sendo uma condição degenerativa progressiva que causa rigidez articular e dor intensa.

Pode nos fornecer mais detalhes sobre os sintomas que o Presidente estava enfrentando antes da cirurgia devido ao desgaste da articulação do quadril?

R: Antes da cirurgia, o Presidente estava enfrentando um quadro de rigidez articular progressiva e dor intensa devido à evolução da artrose no quadril.

Como a progressão da artrose no quadril pode afetar a capacidade de locomoção e a experiência diária do Presidente?

R: A equipe médica vem avaliando criteriosamente a evolução da condição do Presidente. A expectativa em relação à recuperação pós-cirúrgica dependerá da extensão do desgaste articular e da resposta individual do Presidente.

Quais são os principais desafios enfrentados por pacientes com osteoartrite do quadril, e como esses desafios podem influenciar as decisões médicas, como a escolha pela cirurgia?

R: Pacientes com osteoartrite do quadril enfrentam desafios como limitação de movimento, dor crônica e perda de qualidade de vida, influenciando decisões médicas, como a escolha pela cirurgia.

Qual é a incidência média de complicações no pós-operatório dessa cirurgia e como essa variação de 6% a 12% é determinada?

R: A incidência média de complicações no pós-operatório varia de 6% a 12%, sendo essa variação determinada por diversos fatores, incluindo a saúde geral do paciente e a presença de comorbidades.

Por que as complicações são mais prevalentes em indivíduos acima de 80 anos de idade, e qual é o papel da idade no aumento desses riscos?

R: As complicações são mais prevalentes em indivíduos acima de 80 anos de idade devido ao aumento natural dos riscos associados ao envelhecimento, como diminuição da função orgânica e maior probabilidade de comorbidades.

Como a equipe médica avalia a evolução da condição do Presidente e qual é a expectativa em relação à recuperação pós-cirúrgica?

R: A equipe médica vem avaliando criteriosamente a evolução da condição do Presidente. A expectativa em relação à recuperação pós-cirúrgica dependerá da extensão do desgaste articular e da resposta individual do Presidente.

Há alguma recomendação médica específica para o período pós-cirúrgico em termos de reabilitação e cuidados contínuos?

R: Recomendações médicas pós-cirúrgicas devem incluir um plano de reabilitação específico, com fisioterapia e cuidados contínuos para garantir uma recuperação adequada.

Fim do conteúdo da página