Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > INTO alerta para importância de prevenir quedas entre idosos
Início do conteúdo da página

INTO alerta para importância de prevenir quedas entre idosos

 Especialista traz orientações simples que podem evitar acidente

 

No Dia Mundial do Idoso, celebrado em 01 de outubro, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) alerta para a importância da adoção de atitudes preventivas que contribuem para evitar traumas e fraturas entre os idosos. Segundo o ortopedista do Instituto, Tito Rocha, a atenção deve ser redobrada já que estão mais sujeitos a quedas.

 

Uma série de fatores contribuem para aumentar o registro dessas ocorrências com o avanço da idade. Entre os idosos com mais de 80 anos, a sarcopenia e a osteoporose são os principais deles. “A fragilidade muscular provocada pela sarcopenia faz com que esses idosos caiam mais e, por conta da fragilidade óssea causada pela osteoporose, ao cair, há a fratura do osso”, explica o especialista.

 

O médico aponta ainda que - além das condições associadas à perda de massa muscular, que comprometem a força e o equilíbrio -  as chances de quedas nesta faixa etária também estão relacionadas a outros fatores de risco, como os distúrbios de visão e a presença de doenças degenerativas.

 

É dentro de casa que boa parte desses acidentes acontecem. Pisos escorregadios, tapetes, objetos deixados no chão e a baixa iluminação podem resultar em um tombo. Apesar disso, é preciso estar atento aos obstáculos que os idosos podem enfrentar na rua: calçadas com desníveis, buracos e até mesmo as dificuldades no acesso aos degraus dos transportes públicos.

 

O fêmur, a bacia, a coluna lombar, o punho e o ombro são as regiões mais afetadas durante a queda. O médico explica que a maioria das fraturas de fêmur necessita de tratamento cirúrgico, já que este é um osso sustentador de carga. “A cirurgia é fundamental para que o paciente consiga se reabilitar o mais rápido possível e retorne a sua condição prévia”, esclarece Rocha.

 

Medidas simples podem ajudar a evitar as quedas dentro e fora de casa, como a retirada dos tapetes, a instalação de barras de segurança nos banheiros e o uso de calçados antiderrapantes. Rocha ressalta ainda a importância da prática regular de atividade física. “O exercício melhora o equilíbrio e a força, além de ser um tipo de prevenção barata, sem contraindicação e eficiente”, conclui o médico. No site do INTO, é possível acessar a cartilha sobre prevenção de quedas, disponível em: http://bit.ly/437TJpL

Fim do conteúdo da página