Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > INTO promove Fórum de Debates no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Início do conteúdo da página

INTO promove Fórum de Debates no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

 

Na última terça-feira (25), o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) promoveu um Fórum de Debates para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O evento marcou o lançamento do edital para composição do Comitê de Diversidade e Inclusão do INTO.

Durante a abertura, a diretora do Instituto, Germana Bahr, destacou a importância de se discutir os temas da diversidade e inclusão nos espaços institucionais. “É uma iniciativa fundamental para a promoção de políticas públicas inclusivas”.

No encontro, a chefe-substituta da Coordenação de Administração de Pessoas (COAPE), Andrea Andrade, e a chefe-substituta da Área de Política Nacional de Humanização (APNH), Michelly Coutinho, apresentaram o perfil dos colaboradores do Instituto e divulgaram as ações de diversidade já realizadas pelo INTO.

“Além de identificar e propor melhorias nas políticas, nos programas, nas ações e nos projetos institucionais de diversidade, igualdade e inclusão, o Comitê também visa promover a sensibilização e reflexão de todos os colaboradores”, destacou Michelly.

O evento contou ainda com a participação da professora do Colégio Pedro II, Suzana Barbosa e da enfermeira do INTO, Milena Nascimento, que integraram a mesa de debates do Fórum.

Suzana abordou o cenário histórico das políticas de exclusão no Brasil e como isso afeta a diversidade no país e destacou ainda a importância do evento como uma ferramenta para ampliar a reflexão sobre o tema.

“O letramento racial vai acumulando uma nova gramática para a vida e para as próprias instituições. Estamos aprendendo e, por isso, esse debate é uma iniciativa fundamental” explicou a professora.

Enfermeira do INTO, Milena Nascimento relatou os desafios de sua trajetória como mulher negra na instituição. “É preciso pensar políticas para poder minimizar os impactos do racismo e da misoginia. Esse encontro de hoje é uma delas”, ressaltou a profissional de saúde.

O Fórum é uma das iniciativas do Instituto que contribuem para tornar o INTO um espaço cada vez mais democrático por meio da construção de novas políticas públicas para diversidade e inclusão social.

 


Foto: Hiago de Farias | Instagram: @hiagodefarias


Foto: Hiago de Farias | Instagram: @hiagodefarias

Fim do conteúdo da página