Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > INTO e DETRAN-RJ encerram atividades do Maio Amarelo com painel de debates sobre segurança no trânsito
Início do conteúdo da página

INTO e DETRAN-RJ encerram atividades do Maio Amarelo com painel de debates sobre segurança no trânsito

 

Encerrando as ações do Maio Amarelo, a parceria entre o INTO e o DETRAN-RJ reuniu, no dia 30 de maio, gestores do Estado e do Município, diretores dos Centros de Formação de Condutores, pacientes e funcionários para discutir os impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito.

Em 2022, grande parte dos traumas ortopédicos encaminhados de outras unidades de saúde para o Instituto eram de vítimas do trânsito. Os acidentes com motos foram os mais registrados, representando 64% dos casos, seguidos dos atropelamentos, que registraram 15%.

“São pacientes complexos, com comorbidades e alterações importantes do estado clínico, e que, além do tempo alto de internação, demandam a utilização de 3,5 vezes mais bolsas de sangue e derivados”, acrescenta a diretora do INTO, Germana Bahr.

Além do impacto direto à vida da vítima, as lesões causadas pelos acidentes de trânsito também aumentam os custos das internações ao Sistema Único de Saúde. Dados apresentados no evento pelo ortopedista do INTO e presidente nacional da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), João Matheus Guimarães, mostraram que, em 2021, os gastos chegaram a mais de 282 milhões de reais.

Também participaram do painel de discussões Enza Taddei e Manoela Morgado, do Centro de Apoio Pedagógico da Coordenadoria-Geral de Educação para o Trânsito do Detran.RJ; o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Major Fábio Contreiras; a Superintendente Estadual de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde do Rio, Kitty Crawford; a enfermeira Marina Carvalho, da Superintendência de Vigilância em Saúde do município do Rio; e o superintendente da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, Paulo Silveira.

Além dos debates, a programação contou ainda com atividades práticas e interativas para ampliar a conscientização sobre o tema. Entre elas, a experiência com óculos virtuais que simulam efeitos de embriaguez, alertando sobre os riscos de conduzir veículos sob efeito de substâncias entorpecentes.

Ao longo do mês, o INTO, em parceria com o DETRAN-RJ, promoveu uma série de ações educativas sobre prevenção no trânsito.

 

 

01/06/2023

 

Fim do conteúdo da página