Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Projeto de leitura premia pacientes da pediatria no INTO.
Início do conteúdo da página

Projeto de leitura premia pacientes da pediatria no INTO.

Livros são aliados na recuperação dos pequenos e já beneficiaram 115 crianças.

O quarto de hospital dá lugar ao mundo da fantasia e da imaginação: é por meio da leitura que os pacientes atendidos pela pediatria do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) tornam mais leves os longos períodos de internação.

E foi folheando as páginas de 61 livros que a pequena Júlia, de 10 anos, conquistou o primeiro lugar do concurso de leitura realizado pelo Instituto em parceria com o site 'Devoradores de Livros'.

'Eu estou muito feliz com o prêmio. Sempre tive o hábito de ler, desde pequena, mas aqui no INTO eu passei a ler muito mais', comemora Júlia que, mesmo após receber alta, segue devorando as páginas das histórias infantis. Ela está entre as 115 crianças e adolescentes atendidas pela área da pediatria que já participaram do projeto.



Em sua 6ª edição, a premiação tem como objetivo estimular o hábito da leitura e integra as ações do Fortalecer, programa de educação em saúde que visa promover a prevenção de doenças crônicas e ortopédicas na infância. 'Além de ampliar os horizontes das crianças, a leitura é uma ferramenta importante durante a recuperação desses pacientes, pois ajuda a transformar o ambiente hospitalar em um ambiente mais lúdico', destaca a idealizadora do Fortalecer e diretora-geral do INTO, Germana Bahr.

O projeto

O INTO foi a primeira unidade do SUS a realizar parceria com o site Devoradores de Livros. Os pacientes atendidos na enfermaria pediátrica são cadastrados no site por uma pedagoga do Instituto.
Após a leitura dos livros recomendados, as crianças testam seus conhecimentos respondendo a diversas questões sobre as histórias lidas.
As respostas certas garantem moedas que podem ser usadas para personalizarem seu 'mascote virtual', criado no momento do cadastro.

 

 Conheça melhor o Programa Fortalecer. Acesse: https://fortalecer.into.saude.gov.br.

 

 

 

 

 26/12/2022

 

Fim do conteúdo da página