Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Evento de tecnologia no INTO vai premiar melhores ideias sobre segurança no trânsito.
Início do conteúdo da página

Evento de tecnologia no INTO vai premiar melhores ideias sobre segurança no trânsito.

A iniciativa faz parte das estratégias educativas do Instituto para o Maio Amarelo.

 

Com as ações do Maio Amarelo, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), do Ministério da Saúde, pretende selecionar as melhores soluções inovadoras que estimulem a atenção no trânsito para transformá-las em um aplicativo. Para isso, o INTO vai reunir 42 crianças em uma maratona de programação para indicarem propostas.

A intenção é disponibilizar a futura ferramenta para toda a população, contribuindo para a promoção de políticas públicas e campanhas de educação no trânsito. Além de ganharem vida com o aplicativo, as melhores ideias receberão ainda uma premiação, que inclui uma bolsa de estudo integral em um curso de férias de desenvolvimento de games.

O evento contará desde jogos educativos a palestras com agentes cadeirantes da Lei Seca, com diversas atividades práticas para estimular os participantes a adotarem ações preventivas no trânsito. Entre elas, uma simulação de pistas, rodovias e faixas de pedestres, chamando atenção para questões como o impacto do uso de celulares e headphones e o respeito à sinalização, entre outros.

 “É uma ação voltada para ampliar a conscientização sobre o tema entre crianças e adolescentes, contribuindo para a formação de cidadãos que respeitem a legislação e, futuramente, não se envolvam em acidentes de trânsito”, pontua a diretora do INTO, Germana Bahr.

 No dia da maratona, uma blitz educativa irá mobilizar pedestres e motoristas nos entornos do Instituto sobre a importância das pequenas atitudes individuais para um trânsito mais seguro - como o uso do cinto de segurança e a travessia na faixa de pedestres.  A ação ganhará um reforço especial com a presença de super-heróis que irão alertar o público sobre o tema de uma maneira lúdica.

 “Por ser um ponto de tráfego intenso e alta circulação de pedestres, o objetivo é reforçar para o maior número de pessoas a importância de respeitar as sinalizações e leis de trânsito, já que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada por todos”, completa Germana.

 Conhecido como hackathon, o evento será realizado no dia 31 de maio em parceria com o Detran-RJ e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do Rio de Janeiro (Sbot).

 

 

27/05/2022

 

Fim do conteúdo da página