Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Após uma amputação, Raphael descobriu que suas conquistas só dependiam de seus esforços.
Início do conteúdo da página

Após uma amputação, Raphael descobriu que suas conquistas só dependiam de seus esforços.

A história de Raphael provavelmente representa a de muitas outras pessoas que se motivam e se redescobrem com os obstáculos que aparecem em suas vidas.

Após um acidente com descarga elétrica, o jovem teve que amputar parcialmente seu braço direito. Defrontado com a nova realidade, iniciou o programa de reabilitação no centro de amputados do Instituto e descobriu que sua nova condição não o impediria de fazer as coisas que gosta.

“Quando fui encaminhado ao setor de reabilitação, fiquei surpreso ao ver tantas pessoas amputadas e de como elas encaravam a nova realidade. Conversando sobre sonhos, projetos e de como a inserção na reabilitação abria portas para novas possibilidades”, conta Raphael.

Com a ajuda da Terapia Ocupacional do centro de amputados do INTO, o destro Raphael aprimorou o uso da mão esquerda e também reabilitou o braço direito, possibilitando sua funcionalidade com ou sem adaptações.

Decidido a seguir carreira na área de desenvolvimento web ( full stack), enquanto trabalhava no setor administrativo de uma escola, foi aceito em um curso voltado para alunos de áreas carentes. Passou a conciliar o emprego com o curso e as sessões de terapia ocupacional no INTO.

Determinado, aprendeu a digitar com a mãe esquerda - “Hoje, digito tão rápido quanto os meus colegas programadores que fazem com as duas” – e passou a usar uma adaptação confeccionada pela terapeuta ocupacional Sandra Helena Moura que possibilita o manuseio do mouse.

Após seis meses intensivos de aprendizado, sua dedicação foi recompensada. No mesmo dia em que pegou o certificado de desenvolvedor, Raphael recebeu uma oferta de emprego no setor financeiro. E não parou por aí. Atualmente, cursa pós-graduação e planeja ingressar em um mestrado em breve.

A dedicação de Raphael também o impulsionou para outras atividades. Sentiu reacender o desejo por tocar bateria, instrumento do qual já tinha noções. Para concretizá-lo, Sandra adaptou uma braçadeira para que segurasse a baqueta, permitindo a execução das batidas.

Em janeiro de 2022, mais um importante passo foi dado na vida do rapaz. Raphael se casou com Rayane. Na cerimônia, além de um terno impecável o noivo ostentava uma prótese em 3D confeccionada no INTO.  

28/03/2022

 

Fim do conteúdo da página