Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Dados do INTO apontam acidente de motocicleta como principal causa da lesão do plexo braquial
Início do conteúdo da página

Dados do INTO apontam acidente de motocicleta como principal causa da lesão do plexo braquial

Lesão pode comprometer a funcionalidade de todo o membro superior

Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), do Ministério da Saúde, revelam que, nos últimos quatro anos, os acidentes de motocicleta foram a causa principal de lesão do plexo braquial nos pacientes adultos submetidos a tratamento cirúrgico da doença pela equipe do Centro de Microcirurgia do Instituto.  Pelo menos 120 pacientes foram atendidos com a lesão traumática do plexo braquial, doença grave que causa perda de movimentos e de sensibilidade do membro superior, deixando frequentemente sequelas definitivas.

O plexo braquial, formado por um conjunto de nervos, originados das raízes nervosas da medula espinhal cervical, é responsável pela enervação dos membros superiores. Quando o plexo braquial sofre uma lesão, as sequelas têm um impacto não apenas físico, mas também econômico e emocional, já que ao comprometer em definitivo a função motora e sensitiva dos membros superiores, resulta em disfunções que impactam não apenas o desempenho laboral, como as atividades básicas cotidianas.

“É um tipo de lesão muito grave e incapacitante que acomete principalmente o jovem adulto, que tem entre 18 e 29 anos. Também chama atenção que, na maior parte dos casos, o condutor da moto dirige sem habilitação”, destaca o chefe do Centro de Microcirurgia Reconstrutiva do INTO, Rudolf Nunes Köbig.

Entre os fatores determinantes para esse tipo de trauma, segundo o médico, está a maneira como acontece a queda. Ele explica que, quando o motociclista sofre o acidente e cai da moto, a cabeça gira, ficando hiperestendida em relação ao ombro, o que provoca uma tração das raízes que compõem o plexo braquial.

O especialista ressalta ainda que a grande maioria dos casos necessita de abordagem cirúrgica, um procedimento que visa restabelecer a função - ainda que parcial - do membro. “O principal objetivo é trazer algum grau de função e fazer com que o paciente incorpore novamente o membro acometido às atividades diárias, melhorando um pouco sua qualidade de vida”, pontua o médico.

A recuperação é lenta e depende de um tratamento multidisciplinar, que envolve o cirurgião do plexo braquial, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional, além de psicólogos e assistentes sociais. Para Köbig, o melhor tratamento é a prevenção por meio da educação constante. “Ainda há muita irresponsabilidade e imprudência no trânsito. A conscientização é fundamental para que acidentes como esses deixem de interromper a vida ativa de tantos jovens”, conclui o médico.

02/12/2021

 

Fim do conteúdo da página