Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Próteses de Impressora 3D oferecem novas possibilidades de tratamento para pacientes do INTO
Início do conteúdo da página

Próteses de Impressora 3D oferecem novas possibilidades de tratamento para pacientes do INTO

Tecnologia está sendo utilizada para atender crianças e adultos amputados

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) vem confeccionando a produção de próteses em impressora 3D para pacientes que têm amputações abaixo do cotovelo (modelos transradiais) e parciais de mão para adultos. Esses tipos de modelos só estavam disponíveis para pacientes infantis até o mês de fevereiro deste ano.

Desde 2017, os profissionais de terapia ocupacional do INTO, Sandra Helena e Doralice Calvo, em parceria com a equipe de tecnologia, elaboraram e ainda avançam no projeto “Pelas Mãos”, que atende ao Centro de Amputados. O objetivo é usar as próteses funcionais feitas pelas impressoras 3D para devolver a dignidade e funcionalidades aos pacientes.

Devido à pandemia de covid-19, o projeto teve que ser paralisado por um tempo, mas já retornou com todas as atividades, tendo agora como meta, a confecção de duas próteses a cada quinzena. Os pacientes que são protetizados com a tecnologia em 3D estão inseridos no programa de reabilitação, sendo acompanhados pela equipe de terapia ocupacional do projeto.

A terapeuta ocupacional Sandra Helena explica que o processo de protetização não é algo fácil, por isso, é necessário um programa nas várias fases de reabilitação para a otimização da funcionalidade e desempenho ocupacional do usuário. “É um processo que vai muito além do abrir e fechar os dedos. Os pacientes precisam ser treinados para o reaprendizado de funções, como: lavar a louça, escrever, se alimentar, entre outras. É um acompanhamento por vezes longo, mas muito prazeroso em cada avanço de etapa”, comenta.

Essa experiência é vivida pelo paciente Jorge Oliveira, que faz tratamento no INTO há cerca de dois anos, desde a amputação do antebraço devido a um grave acidente de trabalho. Jorge aponta que a funcionalidade da prótese trouxe de volta a autoestima. “Agora posso fazer coisas simples, como pegar um copo, escrever, tomar banho. São ações básicas, mas extremamente importantes para reacender a esperança em quem é amputado, mudando totalmente a qualidade da minha vida”, conta.

Como o projeto ainda é uma novidade na área da reabilitação, as próteses confeccionadas com a impressora 3D são modificadas e melhoradas por demandas dos pacientes, que as usam e as analisam em seu cotidiano. Jorge chegou a indicar que seria positivo se a prótese pudesse travar no movimento em que a mão é fechada, o que não era possível antes quando o paciente estendia o cotovelo, para assim poder segurar objetos e seguir com a movimentação completa do braço. Diante dessa demanda, a terapeuta ocupacional idealizou o ajuste solicitado pelo paciente. 

As próteses confeccionadas na impressora 3D têm vantagens significativas em relação às comuns. Além de serem confeccionadas levando-se em conta as peculiaridades de cada paciente, elas são de fácil customização, o material é mais leve e não apresenta restrição ao uso na água. Todo o processo é realizado dentro do INTO visto que os parafusos também podem ser produzidos pela impressora.

Assim, tanto a produção quanto a reabilitação ficam a cargo do Instituto, reduzindo o tempo de recuperação e adaptação para o paciente. Outro ponto comemorado pelos pacientes, principalmente os infantis, é que o material pode ser personalizado como desenho de super-heróis e borboletas, além de oferecer opções de cores próximas aos tons de pele, para quem prefere uma prótese com material mais discreto.

Segundo a terapeuta ocupacional Doralice Calvo, o próximo passo é aumentar os tipos de amputações atendidas. “Queremos começar a produzir próteses pela impressora 3D para pacientes amputados inferiores. É um trabalho complexo também, que ainda vamos precisar de estudos e testes para concluir”, acrescenta Doralice.

Agora todos os pacientes com amputação de membros superiores que ingressarem no programa serão protetizados com a tecnologia em 3D, que além de minimizar agravos e perdas funcionais, favorece a estimulação e reorganização da neuroplasticidade.

O intuito do projeto é avançar ainda mais. A diretora-geral do INTO, Germana Bahr, acrescenta que o Instituto pretende adotar em maior escala as próteses confeccionadas pela impressora 3D, inclusive por meio de parcerias com outras instituições que também realizam esse trabalho. “Queremos ampliar o uso da tecnologia para além da confecção de próteses, principalmente, no que diz respeito à impressão de guias cirúrgicas e de modelos para planejamento cirúrgico e treinamento”, finaliza.

05/08/2021

 

Fim do conteúdo da página