Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Especialista alerta sobre cuidados com a coluna durante a pandemia
Início do conteúdo da página

Especialista alerta sobre cuidados com a coluna durante a pandemia

Exercícios simples podem ser realizados para prevenir lesões e dores nas costas.

 A nova rotina imposta pela pandemia de Covid-19, como o trabalho remoto e a diminuição da prática de atividade física, agravou o surgimento de lesões e dores nas costas. “A dor lombar ou cervical é a segunda queixa mais comum nos consultórios médicos, perdendo apenas para o resfriado comum. Desde o início da pandemia, esses sintomas passaram a ser ainda mais recorrentes”, afirma Ricardo Meirelles, ortopedista e Chefe do Centro de Doenças da Coluna Vertebral do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). 

Entre as principais causas, o especialista destaca a má postura provocada pela ausência de um ambiente ergonômico, isto é, adequado para a realização do trabalho. “Além de permanecerem muito tempo sentadas, as pessoas ainda substituem a cadeira do escritório pela cadeira da mesa de jantar ou pelo sofá da sala”, ressalta Meirelles.

Outro fator apontado pelo ortopedista foi o aumento do sedentarismo, ocasionado pelas limitações às atividades físicas. “A falta de uma rotina de exercícios leva ao enfraquecimento e encurtamento da musculatura estabilizadora do tronco e dos membros inferiores, além de contribuir com o sobrepeso, por conta da redução da queima calórica diária”, alerta Meirelles.

Para prevenir as dores e lesões, o médico traz dicas simples: ao usar o computador, o monitor deve estar na altura dos olhos para que a cabeça fique ereta e os pés devem estar apoiados no chão; se for necessário permanecer sentado por muito tempo, é importante levantar-se da cadeira com frequência e alongar o corpo; ao atender o celular, o aparelho deve ser segurado com as mãos e nunca apoiado sobre os ombros. “A alimentação regrada e a prática regular de exercícios orientados por um profissional também são fundamentais para garantir a qualidade de vida”, orienta o especialista.

 No site do INTO, está disponível uma cartilha com orientações e exercícios simples para o alongamento e fortalecimento dos músculos que envolvem a coluna. Os exercícios podem ser realizados durante o trabalho para aliviar as tensões ou mesmo antes de iniciar as atividades diárias. Para acessar às informações, basta clicar no link: https://www.into.saude.gov.br/images/pdf/cartilhas/atualizadas/Cartilha_coluna_fisioterapia_web.pdf.

 

10/05/2021

 

Fim do conteúdo da página