Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Apartamento funcional ajuda na reabilitação de pacientes do Into
Início do conteúdo da página

Apartamento funcional ajuda na reabilitação de pacientes do Into

Espaço simula uma casa de verdade para que pacientes possam recuperar a autonomia por meio de adaptações nas tarefas que fazem no dia a dia.

 

Para ajudar na reabilitação de pacientes com limitações funcionais – amputações, paralisias e outras lesões, como fraturas no ombro –, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) montou o Laboratório de Atividades da Vida Diária, um apartamento funcional onde os pacientes reaprendem tarefas simples do cotidiano, como lavar a louça, calçar os sapatos e estender a roupa no varal.

“Eu achei que nunca mais fosse conseguir arrumar a casa, fazer comida e hoje eu consigo fazer tudo isso e até trabalhar. Aqui na terapia ocupacional eu percebi que era possível me adaptar a uma nova rotina e reaprender as atividades que eu fazia antes”, comemora Regina Célia Freitas Soares, de 53 anos.

No final de 2014, Regina sofreu um acidente de moto a caminho do trabalho. As sequelas foram graves e ela perdeu a maior parte do movimento do braço esquerdo. Em tratamento há seis anos na terapia ocupacional, Regina recupera, aos poucos, sua autonomia.

“Apesar de ela ter uma sequela definitiva e uma evolução mais lenta por conta da gravidade dessa sequela, o nosso objetivo sempre foi tentar resgatar a sua autoestima e mostrá-la que é possível realizar as atividades que ela fazia no dia a dia de maneira adequada, com algumas adaptações”, explica a terapeuta ocupacional Martha Menezes Lucas, que acompanha Regina desde o início do tratamento.

Inaugurado em 2015, o espaço terapêutico é o único do Sistema Único de Saúde (SUS), liderado por terapeutas ocupacionais, voltado para pacientes ortopédicos.

O apartamento simula uma casa de verdade: foram recriados uma cozinha, um quarto, um banheiro e uma área de serviço. Todos os ambientes foram adaptados e mobiliados para que os pacientes possam treinar a maneira adequada de realizar as atividades com independência.

Com criatividade, e adaptações simples, os terapeutas ocupacionais apresentam soluções possíveis de serem reproduzidas em casa. Um exemplo é a adaptação de uma tábua com dois pregos que facilita o corte de alimentos com apenas uma mão. Esse item ajuda os pacientes a retomarem suas atividades ou a criarem uma rotina adaptada à nova realidade. 

Terapeuta ocupacional Martha Menezes Lucas

 

28/04/2021

 

Fim do conteúdo da página