Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Projeto Leitura Compartilhada sai do Papel
Início do conteúdo da página

Projeto Leitura Compartilhada sai do Papel

Nos dias 22 a 24 de maio, mesas repletas de livros ficaram expostas no Foyer do Into. As publicações ali presentes - disponíveis para trocas, leituras no local ou apenas curiosas folheadas – são resultado do Projeto Leitura Compartilhada.

imagem sem descrição.

A ideia teve seu embrião há alguns anos quando um grupo de colaboradores passou a se reunir com frequência para trocar publicações e ideias literárias. A iniciativa deu tão certo que decidiram ampliar o intercâmbio a todos os interessados do Into. Para levar qualquer livro para casa, basta deixar outro no lugar. 

Os funcionários Carlos Saldanha, Terezinha Freitas, Rodrigo de Castro e Luciana Carvalho foram os responsáveis por tirar a ideia do papel e promover a exposição das publicações. No entanto, pode-se dizer que o projeto só aconteceu pela participação ativa de trabalhadores, que desapegaram e doaram obras já lidas para o Into.   

Essa é uma das chaves para o êxito do empreendimento, segundo Carlos. Ele explica que o projeto é baseado principalmente nas ideias de compartilhamento de informação, incentivo à leitura e sustentabilidade. Afinal, um livro trocado é uma publicação que, em vez de ficar parada ou eventualmente até ir para o lixo, pode ser reaproveitada por outros.

Terezinha destaca alguns dos benefícios trazidos pela leitura. “O colaborador fica muito focado no trabalho. A leitura, nas horas vagas, tem o poder de reciclar, acalmar e, claro, instruir. Com essa reciclagem mental, vamos melhorando cada vez mais. Muitas vezes, lemos o livro e depois guardamos na prateleira e não olhamos mais. Aquele livro pode caminhar”.

Carlos, bibliotecário por formação, reforça as palavras de Terezinha. “É importante que o conhecimento circule. Parado, ele apenas serve para aquela pessoa que já o adquiriu”.   

Engana-se quem vê no encerramento da exposição o desfecho da história. O projeto está apenas em seu capítulo introdutório. Um espaço da biblioteca do Into está reservado para receber as obras doadas, de forma a possibilitar a troca permanente de publicações. No que depender de seus organizadores, a imagem de livros guardados e empoeirados tem tudo para se transformar em página virada.

Fim do conteúdo da página