Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Jairzinho, Zico e José Aldo compartilham experiências durante a entrega de prêmios do concurso “Seleção de Valentes”
Início do conteúdo da página

Jairzinho, Zico e José Aldo compartilham experiências durante a entrega de prêmios do concurso “Seleção de Valentes”

Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 10h25

TV com problema na Copa de 70 e até psicologia do drible de Garrincha foram algumas das passagens recordadas pelos craques

Jairzinho
Único jogador a ter feito gols em todos os jogos de uma Copa do Mundo, em 1970 no México, consagrando-se tricampeão com a Seleção Brasileira.

Como ser um campeão na vida e no esporte

  • “Primeiro você ter um bom direcionamento educacional. Segundo, você se alimentar bem. Terceiro, você não beber nem fumar. Quarto, não dormir tarde. E cinco, amar a vida.”


Hábitos

  • “Desde cedo tive que trabalhar e estudar. Mas nunca esqueci que eu precisava cuidar do meu corpo.”
  •  “Eu também fui crescendo e buscando o objetivo de uma vida melhor. E identifiquei que só o futebol poderia me dar isso. Porque a dificuldade de esclarecimento e da cultura desde a minha época era muito difícil.”
  • “Eu dormia muito bem; durmo até hoje. Como muito bem e sou um cara dedicado. Isso me deu essa minha formação, o meu crescimento e minha estabilidade. Por isso fui aprovado nos testes para o Botafogo.”
  • “Por que na Copa de 70 eu fui o diferencial? Porque lá embaixo eu me preparei para isso. E consegui atingir meu objetivo.”


Garrincha

  • “Como um ser humano com aquelas pernas tortas conseguia ter uma facilidade e um equilíbrio desconcertantes? Ninguém sabia pra que lado o Garrincha ia. E ele tinha uma técnica fabulosa e uma psicologia também fabulosa. Porque ele não olhava para o chão. Ele ficava olhando no seu olho, e você no olho dele. De repente, ele balançava, você olhava pra baixo e ele saía, te driblava e ia embora... Voltava e te driblava outra vez. E aquilo ali foi me chamando muito a atenção.”
  • “Ele me deu o exemplo de um ser humano com desejo de ser vencedor.”

Zico
Participou de três Copas do Mundo com o Brasil – 1978, 1982 e 1986. É o terceiro maior artilheiro da história da Seleção Brasileira.

Como ser um campeão na vida e no esporte

  • “É uma série de coisas. Não existe fórmula mágica. Pra mim, a principal é a educação. Com a educação você ganha uma base pra saber se comportar, você saber vivenciar o que acontece na vida, e até mesmo quando você escolhe uma modalidade, você saber que você tem se determinar, se superar, ultrapassar barreiras... Enfim, fazer coisas que são necessárias para se tornar um grande cidadão.” 


História da Copa de 70 em família

  • “Na Copa de 70, eu tinha 17 anos e já jogava no Flamengo. Meu pai comprou uma televisão e ela chegou “em cima” do primeiro jogo. Na hora que minha mãe ligou, algum problema aconteceu e a imagem ficou invertida. O Jairzinho, que era ponta-direita, estava jogando na ponta-esquerda. O Rivelino estava na ponta-direita. Então minha mãe pegou um espelho que tínhamos e colocou em frente à televisão. Aí passamos a assistir o jogo pelo espelho pra poder ver corretamente.”

 
Hábitos

  • “Eu estava lendo os mandamentos do Programa Fortalecer e pelo menos três deles são muito importantes pra quem quer ser atleta. Dormir bem, se alimentar bem para poder treinar bem. O que faz a gente chegar no jogo e conseguir fazer nosso melhor é estar bem treinado. E pra estar bem treinado tem que estar bem descansado. Esse é um pilar do atleta profissional do futebol.”
  • “Nos momentos mais difíceis de nossas vidas nós temos que nos apegar ao otimismo, à crença e acreditar que podemos superar todas as adversidades.”
  • “Eu passei por problemas na minha carreira. Quase tive que parar de jogar por causa de uma lesão. Fiquei quase nove meses sem jogar. Mas acreditei até o último instante que eu ia me recuperar e ia encerrar minha carreira jogando futebol, e não por causa de uma contusão.”
  • “Fiz tudo o que foi sacrifício possível para me recuperar e consegui a minha recuperação.”
  • “Meus pais jamais disseram que a gente poderia jogar futebol se não estudasse. E o estudo foi amplamente importante na minha vida.”
  • “Fui do primário até a universidade e a escola nunca impediu que eu jogasse futebol.”

 
José Aldo
Ex-campeão do UFC e do WEC. Ídolo do MMA mundial.

Como ser um campeão na vida e no esporte

  • “Primeiramente com muito amor, carinho e paciência.”


Fim do conteúdo da página