Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Coleta de sangue dobra em campanha de doação do HemoInto
Início do conteúdo da página

Coleta de sangue dobra em campanha de doação do HemoInto

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 13h13

Número de bolsas coletadas ultrapassou marca alcançada na campanha de 2016

Voluntários de várias regiões do Rio de Janeiro atenderam ao chamado da campanha de doação de sangue do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), realizada de 21 a 25 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Segundo a equipe do HemoInto, responsável pela organização do evento, por dia foram coletadas, em média, 24 bolsas, mais que o dobro de coletas em dias normais, quando o número cai para uma média de 10 doações por dia. No total, a campanha deste ano registrou 20% a mais de doações em relação ao ano passado. Em apenas 12 dias, 294 bolsas de sangue foram coletadas, 60 a mais que em 2016. Para a chefe substituta do HemoInto, Elizandra Duarte, a experiência adquirida em campanhas anteriores foi determinante para o bom resultado alcançado este ano. “Sabíamos o tamanho do desafio e a responsabilidade que tínhamos pela frente, mas isso acabou sendo uma motivação a mais para toda a equipe”. 

Elizandra conta ainda que além de ampliar o trabalho de captação, algumas novidades foram incluídas para impulsionar as doações. “Convidamos o ator Érico Brás - Ó Paí, Ó; Tapas & Beijos; Zorra Total; Crime Time: Hora do Perigo (indicada ao Emmy Internacional) – que abraçou a ideia de apadrinhar a campanha. Tivemos também a participação do artista urbano, Pandro Nobã, que dedicou um grafite especialmente para a ocasião”.



Mas o trabalho da equipe do HemoInto está longe de terminar. A enfermeira Jamile Ferreira, responsável pelas captações de doadores externos, junto à também enfermeira Thais Mello, conta que ainda estão colhendo os frutos da campanha, mas o trabalho de conscientização continua. “Conseguimos avançar na captação externa de doadores, mas ainda temos muito a progredir. A campanha encerrou, contudo, continuamos trabalhando para que cada vez mais pessoas sejam motivadas a adotarem uma atitude solidária e se tornarem doadores”.   

Vale lembrar que cada doação pode salvar até quatro vidas e as bolsas de sangue coletadas são necessárias durante todo o ano, principalmente, nos períodos que antecedem feriados prolongados, quando o número de doadores diminui significativamente. O Into é responsável por 72% das cirurgias ortopédicas na capital e 54% no estado do Rio de Janeiro. Diariamente, cerca de mil pacientes são atendidos pelo instituto entre consultas ambulatoriais, área cirúrgica e reabilitação.

Parcerias reforçam campanha de conscientização

A importância de campanhas como a do HemoInto vai além da necessidade de aumentar as coletas de bolsas de sangue. Também é imprescindível estimular uma conscientização da população e incentivar as doações regulares. Com foco nesse objetivo, o ator Érico Brás e o artista urbano Pandro Nobã abraçaram a causa e somaram forças dedicando tempo e talento para sensibilizar a população quanto ao ato de doar sangue.

“Como artista eu me sinto na obrigação de chamar a atenção das pessoas para a importância que elas têm nessa campanha. Precisamos nos conscientizar que podemos contribuir para a vida de milhares de pessoas. Podemos dividir o que a gente tem, quando a gente tem para dar. Nesse caso, todo mundo tem sangue. Todo mundo pode contribuir para a vida de outras pessoas”, declarou Érico Brás.

Responsável pela Oficina de Graffiti da Penha para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, o artista urbano Pandro Nobã, dedicou um grafite especialmente para a ocasião da semana de doação de sangue. “A mensagem que quis passar é que a pessoa está doando amor, está doando vida. Isso que é o mais importante”, afirmou Pandro.



Mesmo com o término da campanha, o HemoInto mantém o atendimento diário de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Avenida Brasil, 500, térreo - São Cristóvão. Os telefones de contato são: 2134-5577 / 2134-5067.

Texto: Adriano Schimite
Fotos: Arcom/INTO

Fim do conteúdo da página