Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Into inicia campanha de doação de sangue em 21/11
Início do conteúdo da página

Into inicia campanha de doação de sangue em 21/11

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 15h18

Ação conta com ator Érico Brás e artista urbano Pandro Nobã. Objetivo é reforçar estoques para o período que antecede feriados prolongados

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) promove de 21 a 25 de novembro uma campanha de doação para sensibilizar a população carioca sobre a importância do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no próximo sábado. O objetivo é reforçar os estoques de sangue para o período que antecede os feriados prolongados de final de ano, uma vez que o instituto é responsável por 72% das cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade na capital e 54% delas no estado do Rio de Janeiro. Diariamente, cerca de mil pacientes são atendidos no Into, entre consultas ambulatoriais, centro cirúrgico ou área de reabilitação.

“É preciso criar uma conscientização de doações regulares na população, porque sempre tem alguém precisando. Por isso as campanhas são importantes. Se cada pessoa no Rio de Janeiro doasse uma vez por ano, seria suficiente para abastecer todos os bancos de sangue do estado”, ressalta a hemoterapeuta Fernanda Azevedo, coordenadora do HemoINTO, que coleta e armazena o sangue no Into.

O ator Érico Brás - de 'Ó Paí, Ó'; 'Tapas & Beijos'; 'Zorra Total'; 'Crime Time: Hora do Perigo' (indicada ao Emmy Internacional) - abraçou a causa e aceitou o convite para ser padrinho da campanha de doação de sangue este ano. “É muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Unidades de grande porte, como o Into, sempre precisam de doações. É uma forma simples de ajudar o próximo”, diz Érico. O Into realiza 50 cirurgias, em média, por dia da semana.

As bolsas de sangue coletadas são necessárias durante todo o ano, principalmente, nos períodos que antecedem feriados prolongados, quando o número de voluntários diminui significativamente. Vale lembrar que cada doação pode salvar até quatro vidas.

GRAFITE - A campanha conta também com a participação do artista urbano ligado à arte educacional Pandro Nobã. Responsável pela Oficina de Graffiti da Penha, para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, Pandro dedicará um grafite especialmente para a ocasião da semana de doação de sangue. “A mensagem que quero passar com essa arte é que a pessoa está doando amor, esta doando vida e isso que é o mais importante”, reforça.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, além de estar saudável, descansado e alimentado. Os maiores de 60 anos precisam ter doado pelo menos uma vez. O doador deve evitar alimentos gordurosos três horas antes e bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. É necessário um intervalo entre as doações de 60 dias para os homens, com o máximo de quatro doações por ano, e de 90 dias para as mulheres, com o máximo de três por ano.

 

Serviço:

Onde: HemoInto, na Avenida Brasil, nº 500, 1º andar, bairro São Cristóvão, Rio de Janeiro

Quando: funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Informações: (21) 2134-5577 e 2134- 5067

 

Texto: Adriano Schimite, Ascom MS/RJ

Atendimento à imprensa

(21) 3985-7475 / 3985-7444

Fim do conteúdo da página