Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Resultado positivo na campanha de aniversário do HemoInto
Início do conteúdo da página

Resultado positivo na campanha de aniversário do HemoInto

Instituto realizou a ação de doação #PartiuHemoInto na última semana. Nova ação é prevista entre os dias 20 e 24 de novembro

A campanha de aniversário de quatro anos do HemoInto, estrutura responsável pelo banco de sangue do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), atraiu na última semana 160 doadores - 95 bolsas de sangue foram efetivamente coletadas. A ação #PartiuHemoInto focou na sensibilização de jovens entre 16 e 18 anos sobre a importância da doação de sangue. A próxima campanha será a da 'Semana do Doador', prevista para o período entre 20 e 24 de novembro, já que em 25/11 é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

As reservas de sangue são necessárias para atender os pacientes do Into, que frequentemente precisam de transfusão sanguínea nos procedimentos cirúrgicos - em especial, os de coluna e quadril. O tipo sanguíneo com menores reservas é O negativo. A enfermeira-coordenadora do HemoInto, Elizandra Duarte, explica que, além de ser conhecido como o do 'doador universal', esse tipo é o mais raro na população brasileira e, portanto, o mais necessário.

HemoInto fica aberto de segunda a sexta-feira, inclusive em períodos fora de campanha, sendo possível doar sangue em qualquer época do ano. É preciso ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Os doadores devem levar um documento com foto original. Os menores de 16 anos devem preencher um formulário de autorização com assinatura do responsável. Grávidas e mulheres em período de amamentação não podem doar. Também é preciso esperar um ano após fazer tatuagens ou maquiagem definitiva.


Serviço
Quando doar: de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h
Onde: Avenida Brasil, 500, bairro São Cristóvão, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2134 5000

Por Gabriela Morgado (supervisão de Géssica Trindade), Ascom/RJ
Atendimento à imprensa
(21) 3985-7444 / 7475

Fim do conteúdo da página