Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Quatro anos do HemoInto
Início do conteúdo da página

Quatro anos do HemoInto

Into organiza campanha de doação de sangue em comemoração ao aniversário

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), no Rio de Janeiro, mantém até a próxima sexta-feira (18/08) a campanha de doação de sangue "#PartiuHemoInto". Este ano, a estrutura criada para coleta e processamento de sangue do instituto, o HemoInto, comemora quatro anos. A campanha tem como objetivo aumentar o número de doadores para a manutenção dos estoques do Into e, ainda, sensibilizar jovens de 16 a 18 anos sobre a importância da doação.

Referência nacional em cirurgias de média e alta complexidade, o Into realizou só em junho deste ano 870 cirurgias. Neste cenário, o HemoInto tornou-se essencial para a coleta de sangue que servirá aos pacientes do instituto. A capacidade de atendimento é de 80 doadores por dia. “As cirurgias ortopédicas são procedimentos que levam muitas vezes à perda de grande quantidade de sangue. Por isso, há a necessidade de uma reserva para os pacientes”, explica a hematologista do HemoInto Maria Rita Ribeiro.

Este ano, a campanha procura alcançar principalmente jovens entre 16 e 18 anos a fim de conscientizá-los sobre a importância de ser um voluntário. De acordo com Fernanda Azevedo Silva, coordenadora do HemoInto, as chances desses jovens se tornarem doadores mais ativos no futuro são maiores caso estimulados desde cedo. “O fluxo de cirurgias no instituto é muito alto e uma eventual falta de estoque que atenda a essa demanda poderia levar à suspensão de procedimentos de pessoas que estão na fila, por falta de reservas cirúrgicas, caso a gente não se programe”, diz Fernanda. “Doar é uma ato de solidariedade e pode salvar vidas”, completa.

Em quatro anos, 15,7 mil pessoas doaram sangue no HemoInto. Os tipos sanguíneos mais demandados nas cirurgias são o O positivo, o O negativo e o A negativo. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 quilos, estar em boa condição de saúde e levar um documento com foto original. Menores de 16 anos devem preencher um formulário de autorização com assinatura do responsável.

Serviço:

 

O que: Campanha de Doação de Sangue pelo 4° aniversário do HemoInto

Onde: HemoInto, no anexo 3 do Into, andar térreo, Avenida Brasil 500, bairro São Cristóvão, Rio de Janeiro

Quando: até 18 de agosto

Horário: 8h às 17h

 

Texto: Juliana Castro (supervisão de Géssica Trindade)

Fim do conteúdo da página