Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Devoradores de Livros do Into premia paraense
Início do conteúdo da página

Devoradores de Livros do Into premia paraense

Estudante de Terra Alta (PA) já submetida a oito cirurgias no instituto leu 28 títulos em três meses

Quatorze anos de idade, oito cirurgias de alta complexidade para corrigir uma escoliose de início precoce e uma vontade sem fim de aprender. Munida com essa bagagem, Letícia de Sousa e Sousa passou três dos quase seis meses deste ano internada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), unidade do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, devorando livros. Leu 28 títulos no período de internação. A façanha a levou a arrebatar a edição 2017 do Prêmio Devoradores de Livros, idealizado no Programa Fortalecer, que promove desde 2013 a saúde e os hábitos saudáveis entre os pacientes infantis e juvenis do Into.  

Todas as terças-feiras, o programa realiza também a Hora do Conto com a criançada que aguarda consulta nos ambulatórios ou está internada. O incentivo à leitura é continuo. "Tem um tablet que o pessoal daqui do Into deixou comigo, pra eu conseguir ler os livros, mesmo na cama. Adorei um de nome 'Árvore generosa', sobre a amizade de um menino e uma macieira", conta Letícia, detalhando uma história de amadurecimento, envelhecimento e desapego, enquanto já emendava um outro título: 'Diário de Uma Garota Nada Popular'. 

Segundo a idealizadora do Programa Fortalecer e da premiação para o público infanto-juvenil, a pediatra e coordenadora de Planejamento do Into, Germana Bahr, a menina Letícia é um exemplo de persistência e, mais do que isso, de como o Sistema Único de Saúde (SUS) pode cuidar com esmero do paciente. "Temos fotos da Letícia ainda com cinco anos, bem no comecinho do tratamento dela aqui no Into. Uma fofa, sempre alegre e feliz!", recorda Germana. Estudante do 1º ano do Ensino Médio, a garota ainda deve enfrentar novos procedimentos cirúrgicos, como o alongamento ósseo, para reequilibrar o corpo. "A vida dela está muito perto do normal. Lógico que a gente se apega aos pacientes, ainda mais aqueles com internações tão longas, como ela", conta o ortopedista Luís Eduardo Carelli, que a operou em sete das oito vezes e participou do evento de premiação.

A equipe que assiste Letícia é composta de cirurgiões de coluna, pediatras, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, psicóloga e pedagoga. A Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) é uma das entidades que apoiam esse tipo de atividade lúdica para amenizar a dor de tratamentos prolongados entre pacientes infanto-juvenis. "Receitar um livro a uma criança é abrir as portas para o mundo. Queremos estimular que os pais encontrem um tempo de leitura com seus filhos, favorecendo a lógica de que estar com os pais é bom e ler é bom", afirma a secretária geral da Soperj, Maria Marta Tortori. 

PROGRAMA FORTALECER -  A parceria do Programa Fortalecer com o site 'Devoradores de Livros' ocorre desde 2015 para reforçar a educação em saúde e o estímulo à leitura. O Programa Fortalecer tem por objetivo educar as crianças para que elas cresçam fortes e saudáveis. E ler faz parte desse processo. Como algumas crianças têm tempo de internação prolongado, especialmente as que operam a coluna, o programa propicia queentendam os benefícios da prevenção e do cuidado com a saúde. 

As crianças e adolescentes do Into que participam do 'Devoradores de Livros' escolhem um avatar, um personagem que os representa quando entram no site. Eles começam a ler os livros catalogados e a responder a questões sobre o livro. Ao acertar, ganham pontos, que são trocados por peças para seus avatares. É uma forma lúdica de incentivar não só a leitura como também a interface com a tecnologia digital. A leitura aprimora o vocabulário e a capacidade de interpretação nas crianças, como reforça Germana Bahr. "Uma criança que lê raciocina mais rápido e aprende com mais facilidade".  

Texto: Géssica Trindade

Fotos: Vinicius Arruda

Fim do conteúdo da página