Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > HemoInto recebe doações em ação conjunta com guardas municipais do Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

HemoInto recebe doações em ação conjunta com guardas municipais do Rio de Janeiro

Into, que é referência em procedimentos de alta e média complexidade em ortopedia e traumatologia pelo SUS, estima realizar 10 mil cirurgias este ano

Em uma ação conjunta com o Grupamento Tático Móvel (GTM), do Rio de Janeiro, o HemoInto começou a receber nesta sexta-feira (19/05) doações de sangue de guardas municipais. Nesta manhã, 11 doadores do GTM participaram da doação conjunta, que beneficia diretamente o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), na zona Norte do Rio. O Into é hoje responsável por 72,3% das cirurgias de traumato-ortopedia de alta e média complexidade realizadas na capital e por 54,4% das cirurgias desse tipo ocorridas no estado do Rio de Janeiro. Em parte dos procedimentos, especialmente os de coluna e quadril, são necessárias transfusões. 

O banco de sangue do Into, o HemoInto, está aberto de segundas a sextas-feiras para receber doações de toda a população. Para a coordenadora do Hemointo, a médica Fernanda Azevedo, a colaboração dos guardas municipais é essencial para a manutenção do serviço pelo instituto. 

“A atitude altruísta dos guardas municipais é louvável. Estamos sempre precisando de doações para manter o estoque adequado. Pedimos a colaboração de todos, pois estamos operando no limite. O Into é referência em cirurgias e as doações periódicas são essenciais para a realização das cirurgias dos nossos pacientes”, destaca ela. 

Um dos doadores, o guarda municipal Marcelo Pinangé, com tipo sanguíneo O negativo, que pode ser recebido em transfusão por qualquer pessoa, ressaltou a importância de doar com frequência: “Já sou doador de sangue e plaquetas no Instituto Nacional de Câncer José Alencar (Inca) e doo pelo menos três vezes por ano. Mais do que uma questão de solidariedade, a doação é um gesto de humanidade para aquele que precisa. Como tenho sangue O negativo, que é um tipo raro, sei o quanto os bancos de sangue precisam no estoque”.  

Desde a mudança para o prédio atual e a readequação da capacidade do instituto, o número de cirurgias anuais aumentou 62%. Em 2011, haviam sido 5.662 cirurgias. No ano passado, foram 9.159. A previsão é de chegar a 10 mil cirurgias de alta e média complexidade em 2017. As especialidades cirúrgicas que mais tiveram aumento de cirurgias foram coluna (de 133%) e de quadril (de 98%), justamente algumas das que mais necessitam estoque de sangue. 

SERVIÇO – As doações para o HemoInto são realizadas no prédio do Into, na Avenida Brasil,  500, bairro São Cristovão, no Rio de Janeiro. De segunda a quinta-feira, ocorrem das 8h às 15h. Na sexta-feira, das 8h às 12h. 

Por Agência Saúde, com informações do Grupamento Tático Móvel

(21) 3985-7475 / 7444

Fim do conteúdo da página