Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Into inaugura sala de residentes Érico Slama
Início do conteúdo da página

Into inaugura sala de residentes Érico Slama

Ortopedista pediátrico falecido em 2013 recebe homenagem do maior centro de referência em traumatologia e ortopedia no SUS

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro, inaugurou nesta segunda-feira (03/04) a sala de residentes ‘Érico Slama’. O nome é uma homenagem ao médico ortopedista pediátrico, que foi residente do Into e faleceu precocemente, aos 34 anos, em novembro de 2013.

 "Um dos principais objetivos desta inauguração é resgatar a memória de grandes nomes que passaram e passam por aqui, deixam uma grande herança para todos nós", ressaltou o diretor do Into, Christiano Cinelli, que idealizou o espaço.

 A sala ‘Érico Slama’, que servirá como área de estudos e repouso dos 45 residentes hoje em atuação no Into, reforça a importância do programa de residência médica do instituto. O Into é procurado por jovens especialistas em ortopedia de todo o país, já que é o principal centro dessa especialidade no Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, realizou 9.159 cirurgias de média e alta complexidade. A cada dia, recebe em média mil pacientes - nos ambulatórios, centro cirúrgico e área de reabilitação.

A homenagem emocionou os antigos colegas de trabalho de Slama e seus familiares. "Tive o privilégio de conviver com Erico durante minha residência. Entrei no Into como R1 (primeiro nível de residentes) e fui recepcionado por ele, R3, na época chefe dos residentes e nosso interlocutor com a preceptora, doutora Veronica Vianna", relembra Marcus Vinicius Dias, hoje coordenador assistencial do Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde (DGH). 

Segundo Dias, a morte de Slama deixou um vácuo na ortopedia pediátrica fluminense. "Sempre amigo, profissional, zeloso, Erico serviu como exemplo a ser seguido por toda a minha turma".

 

Texto: Cecilia Fialho (supervisão de Géssica Trindade)

Fotos: Vini Arruda

 

Fim do conteúdo da página