Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Into tem novo diretor geral
Início do conteúdo da página

Into tem novo diretor geral

Em atuação na unidade desde 1994, o cirurgião ortopedista Naasson Trindade Cavanellas assume o cargo

O cirurgião ortopedista Naasson Trindade Cavanellas, 57 anos, assume a direção geral do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), no Rio de Janeiro, em substituição ao médico Christiano Cinelli de Figueiredo. O Into, que é uma referência no atendimento de média e alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país, realizou 9.159 cirurgias no ano passado. Cerca de mil pacientes são diariamente atendidos no instituto entre consultas ambulatoriais, área de reabilitação e cento cirúrgico.

Cavanellas ingressou no Into em 1994. A partir de 2003, integrou no Into o Grupo de Cirurgia de Joelho. Como gestor em saúde, sua experiência teve início em 2008, quando assumiu a coordenação assistencial do instituto, cargo que ocupou até novembro de 2016. Atualmente, chefiava o Centro de Atenção Especializada em Cirurgia do Joelho.

Na função de coordenador assistencial, Cavanellas implantou o serviço de Atenção Domiciliar para pacientes pós-operatórios de artroplastia de quadril e joelho. Hoje o serviço é referência no país por reduzir o tempo de internação dos pacientes. Em 2016, o Into realizou 15.706 atendimentos domiciliares, quase 20% a mais do que no ano anterior.

No Into, ainda trabalhou para a ampliação do Banco de Tecidos Musculoesquelético (tendões e ossos), que passou a incluir córneas. No último dia 30 de março, Cavanellas realizou o primeiro transplante de cartilagem e osso (conhecido como transplante osteocondral no meio médico) no Rio de Janeiro pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Into.

Formado pela Faculdade de Medicina da UNI-RIO (Universidade do Rio de Janeiro) em 1984, obteve os títulos de especialista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia em Campinas (SP) em 1988 e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho em 2008. Em 2016, também recebeu o título de mestre em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético pelo Into. Também foi coronel médico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, de 1985 a 2012.

"Pretendo direcionar o trabalho na melhoria da gestão, no ensino (formação de mão de obra especializada) e na pesquisa (produção de trabalhos científicos). Com isso, ampliar os atendimentos, qualificar a força de trabalho, desenvolver políticas e projetos novos na ortopedia", afirma. "Cirurgias de alta complexidade, como artroplastias (próteses) primária e de revisão (quando uma prótese falha ou está gasta), estão entre os procedimentos em que o Into é especializado e receberão especial atenção".

Fim do conteúdo da página