Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Into inaugura Centro de Atendimento Especializado em Trauma do Esporte
Início do conteúdo da página

Into inaugura Centro de Atendimento Especializado em Trauma do Esporte

Considerado um legado da Olimpíada e da Paralimpíada Rio 2016, o novo serviço começa a atender, de imediato, atletas e paratletas federados e de associações desportivas

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), unidade do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, inaugurou nesta segunda-feira (06/02) um centro de tratamento focado em atletas e paratletas federados ou vinculados a associações e ONGs que estejam lesionados ou fraturados. É o Centro de Atendimento Especializado em Trauma do Esporte, que reúne a expertise obtida pelo Into na Olimpíada e na Paralimpíada Rio 2016 e conta com o apoio de profissionais do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O serviço começa a funcionar de imediato para tratar atletas e paratletas de alto rendimento que necessitem desde cirurgias a reabilitações. Para tanto, profissionais do Into, que não estavam atuando especificamente em grupos de tratamento (como coluna, pé, mão, ombro, joelho, quadril), mas são especializados em Medicina do Esporte, foram reagrupados e organizados no novo Centro de Atendimento Especializado.

As instalações e a aparelhagem já existentes no Instituto serão utilizadas, o que zerou custos de implantação. “Há a preocupação com a inclusão social neste projeto porque há muitos atletas e paratletas brasileiros, federados ou de associações e ONGs, que só conseguem ter acesso a esse tipo de serviço de média e alta complexidade, como o que o Into oferece, pelo SUS”, ressalta o diretor geral do Into, Christiano Cinelli. “Este é um importante legado da Olimpíada e da Paralimpíada, os dois mais importantes eventos esportivos mundiais, que tivemos no Rio”.

O Centro de Atendimento Especializado passa a ser associado à área de ensino, pesquisa e extensão de que o próprio instituto dispõe. O diretor do COB João Grangeiro é o coordenador do novo centro. Rodrigo Goes, do corpo médico do COB, é o subcoordenador.

“A criação do centro vem de encontro a uma necessidade histórica do atendimento aos atletas e paratletas, sobretudo aqueles desconhecidos do grande público. Precisamos, além de prestar um atendimento de alto nível que eles merecem, também formar profissionais que garantirão cada vez mais atenção médica multidisciplinar nos hospitais públicos de nosso país. É o compromisso de legado que o Into está proporcionando àqueles brasileiros e brasileiras que se dão a vida inteira, sempre com o sonho de um dia representarem o nosso país”, afirma Grangeiro.

COMO FUNCIONA - Associações e ONGs poderão encaminhar esportistas por intermédio de convênios, pelo qual o Instituto já recebe paratletas e ajuda a formar atletas paralímpicos.

“Com certeza, quem vier para o Into estará bem amparado. Quando quebrei minha mão, foi um médico daqui que me tratou. A criação deste centro passa uma maior segurança para quem está começando no esporte e não tem recursos para custear alguma cirurgia ou tratamento. Eu tive a sorte de encontrar o médico que me operou numa época em que eu não tinha nem dinheiro para o ônibus”, relembra José Aldo, lutador de MMA, atual campeão linear de UFC, que participou do evento.

O atendimento será 100% SUS, assim como todos os serviços prestados pelo Into. A partir da próxima semana, entidades que ainda não sejam conveniadas poderão procurar o site www.into.saude.gov.br para obter mais informações sobre como seus esportistas podem ser beneficiados.

“É confortante saber que, caso o atleta sofra qualquer tipo de lesão, há um centro de atendimento especializado para atende-lo prontamente. Por isso, vim conhecer esta nova unidade e vou compartilhar com os meus companheiros do esporte. Todos têm de saber que há no país um centro de atendimento deste nível”, reforça Caio Ribeiro, medalhista de bronze na canoagem de velocidade na Paralimpíada Rio 2016.

Atendimento à imprensa
Ascom/MS/RJ

(21) 3985-7444 / 7475

Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/ 

Fim do conteúdo da página