Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

SOLIDARIEDADE

Into realiza mais uma edição do "Natal do Super Valente"

Evento da pediatria reunirá 300 crianças e conta com a participação da Turma do Passinho e da Escola Nacional de Circo

Muitas brincadeiras, animação e alegria. Este é o clima que há 11 anos toma conta no mês de dezembro do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), órgão do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, com a realização da tradicional festa de Natal da Pediatria. Mais de 300 crianças e os seus pais já se inscreveram para participar do evento neste ano, que tem como tema “O Natal do Super Valente” e ocorre nesta terça-feira (06/12), entre 13h e 17h.

De acordo com a idealizadora do evento, a médica pediatra Germana Lyra Bahr, “além de ser uma confraternização, a festa é principalmente educativa e tem por finalidade incentivar as crianças a superarem os desafios de cada dia”. Todas as dinâmicas e brincadeiras, por exemplo, giram em torno de um conceito que reúne seis palavras: “otimismo, superação, amizade, respeito, empatia e autoestima”.

Na avaliação de Germana, a festa mudou a relação das crianças com o próprio instituto. “Elas se sentem acolhidas, incluídas e participam ativamente todos os anos. Buscamos educar os pequenos pacientes para que tenham mais saúde e qualidade de vida no futuro. Se não conseguimos mudar o mundo, ao menos a gente tenta mudar a realidade das crianças que passam pelas nossas vidas”, enfatiza.

Estrela da festa, depois do Papai Noel, Valente é a personagem principal da “Turma do Valente”, um grupo de amigos, que ilustra materiais de educação em saúde da instituição. A turma integra o programa “Fortalecer”, do Into, que desenvolve canais alternativos para o tratamento e a comunicação com as crianças, por meio de ferramentas como o Facebook, um site interativo (http://fortalecer.into.saude.gov.br), filmes em 3D, cartilhas e contações de histórias, entre outras atividades.

“Um cachorro vira-lata muito corajoso, que sonha ser um leão, Valente está sempre pronto a defender seus amigos. Ele simboliza a autoestima e ensina as crianças a ter coragem, solidariedade e amor ao próximo”, observa Germana, ao destacar que a programação da festa contará com a participação da Escola Nacional de Circo, do Mágico Janjão, do grupo “Faz assim produções” que vai encenar a peça “Princesas e Super-heróis” e da Turma do Passinho, que se apresentou no encerramento da Paralimpíada Rio 2016 e tem como um dos hits nacionais 'De ladin'.

Além disso, as crianças terão à disposição na festa: lanches, sessões de “foto biruta”, animadores para entretê-las, concurso de fantasia, serviço de maquiagem e tatuagem de Myrtes Gonzales e, claro, a presença especial do Papai Noel distribuindo presentes.

Vale lembrar que todo o recurso para a produção da festa foi arrecado com a contribuição voluntária dos servidores e colaboradores do Into, bem como a realização de um bazar de roupas usadas que foram doadas e vendidas aos próprios trabalhadores do instituto.

Serviço:

O quê: O Natal do Super Valente da Pediatria do Into
Quando: Terça-feira, 6 de dezembro
Horário: Entre 13h e 17h
Onde: Sede do Into, localizada na Avenida Brasil, 500, zona Norte do Rio de Janeiro

Fim do conteúdo da página