Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Ampliado atendimento domiciliar aos pacientes ortopédicos do SUS
Início do conteúdo da página

Ampliado atendimento domiciliar aos pacientes ortopédicos do SUS

Encontro sobre desospitalização ocorre na sede do Instituto federal, no Rio de Janeiro, entre segunda e terça-feira (30/11 e 01/12).

 

A desospitalização é o foco dos debates que ocorrem entre segunda e terça-feira (30/11 e 01/12) no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), que ampliou em 10% o número de novos pacientes no serviço de atenção domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em relação ao ano passado. Especialistas das áreas médica, de enfermagem, farmacêutica e de reabilitação estarão reunidos no I Encontro da Câmara Técnica de Desospitalização dos Institutos e Hospitais Federais do Rio de Janeiro para discutir como o atendimento especializado pode beneficiar ainda mais pacientes em casa.

“Buscamos formas no SUS de liberar mais rapidamente os leitos hospitalares, uma questão crítica em qualquer lugar. Quanto menor o tempo de hospitalização, mesmo em casos de cirurgias de alta complexidade como as que realizamos aqui no Into, menor o risco de infecção hospitalar”, pondera o diretor geral do Into, João Matheus Guimarães.

Mesmo com a mudança da sede do Into e a ampliação de leitos – hoje somam 321 –, o Instituto atua pela liberação ágil das internações para que mais cirurgias possam ser ali realizadas. De janeiro a outubro, houve 7.444 cirurgias – com uma média diária de 50 cirurgias, 56% superior à do ano passado. Apesar da greve ocorrida neste segundo semestre, a instituição manteve a meta acordada com a Justiça Federal de realizar 10,5 mil cirurgias em 2015. No ano passado inteiro, houve 7.560.

O Into é referência nacional no atendimento de alta complexidade em ortopedia pelo SUS e recebe pacientes de todo o país. Hoje, 38,2% das cirurgias ali realizadas são consideradas de alta complexidade. Ou seja, demandam não apenas tempo prolongado de execução e de internação, como também alto nível de capacidade técnica.

ARTICULAÇÃO DA REDE ASSISTENCIAL – A atenção domiciliar é assegurada pelo Ministério da Saúde por intermédio do programa Melhor em Casa. “A articulação da rede, que vamos tratar no encontro, é fundamental para a garantia de uma assistência humanizada ao usuário do SUS”, ressalta a chefe da Área de Atenção Domiciliar do Into, Cláudia Mendes de Araújo.

O Into mantém neste momento 180 pacientes em atenção domiciliar – o serviço é prioritariamente prestado a pessoas recém operadas no joelho, quadril, coluna e trauma (fratura), com necessidade de orientações sistemáticas sobre a terapia com medicamentos, cuidados com as feridas operatórias, fisioterapia e exercícios de reabilitação em casa. Neste ano, 636 novos pacientes da instituição receberam visitas regulares de equipes formadas por enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais do Into em casa. No ano passado inteiro, o serviço beneficiou 672 pacientes do Instituto.

O encontro no Into terá a participação de representantes dos seis hospitais federais e dos institutos nacionais de Câncer (Inca) e de Cardiologia (INC), além do próprio Into e de prefeituras. Mais informações podem ser obtidas no site:https://www.into.saude.gov.br/conteudo.aspx?id=391 .

 

Fim do conteúdo da página