Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Mestrado do Into forma seus primeiros alunos
Início do conteúdo da página

Mestrado do Into forma seus primeiros alunos

Referência no SUS no atendimento de alta complexidade em ortopedia, o Instituto extrapola a função assistencial e aposta também na formação de excelência.

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), órgão do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, está formando na própria instituição os primeiros alunos do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético. O curso de pós-graduação foi criado há dois anos e aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação, a CAPES.  Este é um passo decisivo na aposta do Into de também se consolidar como centro de formação de excelência.

 

“Somos reconhecidos internacionalmente pela complexidade técnica das milhares de cirurgias que realizamos. Estudantes de todo o país e de outros lugares do mundo vêm conhecer o que fazemos aqui dentro, buscam o Into como o local de residência para aprender o que há de mais útil e moderno em ortopedia e traumatologia. Percebemos, ao longo do tempo, a possibilidade de disseminar esse conhecimento tão valioso”, ressalta o diretor geral do Into, João Matheus Guimarães.

 

O Into é hoje o único hospital brasileiro a integrar a International Society of Orthopaedic Centers (ISOC), sociedade que congrega os 19 melhores hospitais de ortopedia do mundo e difunde as melhores práticas e inovações no cuidado ao paciente ortopédico. Órgão do Ministério da Saúde localizado no Rio de Janeiro, é a referência nacional no tratamento de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Somente no primeiro semestre do ano, o Into realizou 5.074 cirurgias – o que equivale a 45 cirurgias por dia, média 40% superior à do ano passado.

 

Primeiro aluno que acaba de ser aprovado no mestrado do Into, o cirurgião ortopédico Alan Mozella exalta a importância da iniciativa para os profissionais da área: “É extraordinária a oportunidade de complementação da nossa formação no próprio Instituto. O mestrado representa também um passo importante para a geração e aquisição de conhecimento científico dentro de um Instituto caracterizado pela excelência na prática assistencial”.

 

O mestrado tem a finalidade de capacitar profissionais das áreas biológicas e da saúde envolvidos com o diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes com doenças do sistema locomotor. O processo seletivo ocorre uma vez por ano e envolve defesa do projeto de pesquisa e entrevista. O mestrado tem duração mínima de doze e máxima de vinte e quatro meses. Mais informações podem ser obtidas no site: www.into.saude.gov.br

Fim do conteúdo da página