Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Autor de método alternativo contra infecções participa de simpósio no Into
Início do conteúdo da página

Autor de método alternativo contra infecções participa de simpósio no Into

O cirurgião alemão Thorsten Gehrke demonstrará como esses casos já são solucionados de forma mais ágil em implantes.

O autor de um método alternativo no mundo para o tratamento de infecções em implantes, como próteses ortopédicas ou marcapassos, participa nesta terça-feira (01/09) do Simpósio de Infecção em Artroplastia no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), no Rio de Janeiro. O cirurgião ortopédico alemão Thorsten Gehrke, diretor do Hospital Helios Endo-Klinik, de Hamburgo, é especialista em quadril e joelho, algumas das especialidades que hoje mais demandam cirurgias entre a população brasileira e no Into. Ele demonstrará no simpósio como infecções já estão sendo tratadas em uma única etapa e com êxito, ou seja, mais rápido.

Cirurgias nas quais há o uso de implantes são passíveis de infecções. Usualmente, quando ocorre a infecção, o implante é retirado, há a limpeza do material e a aplicação de cimento ósseo com antibiótico, com um instrumento conhecido no meio médico como ‘espaçador’. Após a cura da infecção, esse espaçador é retirado e, só então, a prótese definitiva é colocada no paciente.

“Essa forma, que ocorre em duas etapas, é conhecida como o padrão-ouro neste tipo de tratamento e é a mais utilizada atualmente. Gehrke desenvolveu um método em que o tratamento ocorre em uma só etapa”, explica o coordenador assistencial do Into, Naasson Cavanellas.

O simpósio tem como público médicos ortopedistas, residentes de Ortopedia e infectologistas, e ocorre das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas no site do Into: www.into.saude.gov.br

 

 

Fim do conteúdo da página