Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > HemoInto completa 2 anos com campanha para aumentar doações
Início do conteúdo da página

HemoInto completa 2 anos com campanha para aumentar doações

Ação ocorre de 31 de agosto a 4 de setembro na sede do Into, na Avenida Brasil, Rio de Janeiro

 

O Banco de Sangue do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad, o HemoInto, está completando dois anos com uma nova campanha para aumentar o número de doações, entre 31 de agosto e 4 de setembro. O serviço foi inaugurado para prover as próprias cirurgias do Into, órgão do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, e ainda abastecer outras unidades de saúde que precisem de doações de sangue.

 

No período da campanha, o Into intensificará a distribuição de folhetos explicativos sobre a importância da doação e a utilização de mídias sociais e do circuito interno de TV. Cerca de 10 mil pessoas circulam todos os dias pelo prédio, entre pacientes, acompanhantes, visitantes, fornecedores e o corpo funcional. Eles serão o primeiro alvo da campanha, que pretende atrair a atenção da população para a necessidade de doar sangue.

 

O Into chegou no 1º semestre do ano à marca de 45 cirurgias/dia, somando 5.074 – um recorde da instituição. Ao todo, 36% dos procedimentos realizados no Instituto são hoje considerados de alta complexidade e, em muitos casos, há necessidade de transfusões de sangue – como, por exemplo, nos casos de fratura de fêmur e cirurgias de coluna.

 

“Temos uma preocupação constante com o estoque de sangue do Into, porque aqui realizamos cirurgias eletivas, que podem ser marcadas, e não devem ser priorizadas em relação às situações emergenciais. Por isso, os estoques nunca podem estar baixos, senão só haverá sangue suficiente para as emergências”, alerta o coordenador assistencial do Into, Naasson Cavanellas.

 

A meta deste ano acordada com a Justiça Federal é de chegar a 10,5 mil cirurgias, ou seja, 40% a mais do que as 7.560 realizadas no ano passado. Somente no 1º semestre do ano, houve a entrada de novos 4 mil pacientes na fila de cirurgias do Into via Central de Regulação do Estado do Rio de Janeiro, o que demonstra a alta procura pelos serviços do Instituto. O Into recebe pacientes de todo o país e ainda realiza mutirões de cirurgias em outros estados – neste ano, já ocorreram no Acre e em Rondônia e, neste mês e em setembro, está acontecendo em Tocantins.

 

Na última campanha do HemoInto, na Semana das Mães, de 4 a 9 de maio, o Instituto conseguiu aumentar em 70% o número de doações de sangue. Há previsão de outra ação para incentivo às doações dos dias 23 a 27 de novembro, época da Campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue.

 

SERVIÇO – As doações para o HemoInto são realizadas no prédio do Into, na Avenida Brasil,  500, bairro São Cristovão, no Rio de Janeiro. De segunda a quinta-feira, ocorrem das 8h às 15h. Na sexta-feira, das 8h às 12h.

  

Mais Informações

Assessoria de Imprensa do Into: (21) 2134-5145

 

Fim do conteúdo da página