Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Into lança alerta sobre o risco de trombose
Início do conteúdo da página

Into lança alerta sobre o risco de trombose

Doença ocorre com maior frequência depois de cirurgias das áreas ortopédica e oncológica

 

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), órgão do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, intensificou as ações de prevenção à trombose entre o público em geral. A doença, causada pelo entupimento de veias geralmente depois de cirurgia, corte ou mesmo pela falta de movimento, foi rastreada pelo Into entre pacientes que haviam saído da internação pós-procedimento cirúrgico. No universo de 7.560 cirurgias realizadas no ano passado, 151 dos pacientes retornaram ao Into em decorrência de trombose – ou seja, 2%.

 

Para frear o aumento de casos, especialistas do Into lançaram um alerta para que os pacientes cumpram à risca todas as prescrições médicas depois de voltar para casa. O material educativo começou neste mês de agosto a ser distribuído entre o público que circula diariamente pelo Instituto – 10 mil pessoas, entre pacientes, acompanhantes, visitantes e funcionários. Depois de cruzar os dados das internações e rastrear o problema, o Into realizou em julho uma campanha de conscientização e preparou o corpo funcional para tratar com ainda mais ênfase deste assunto entre pacientes e acompanhantes durante a internação.

 

“Trombose venosa é um problema infelizmente frequente depois de cirurgias ortopédicas e oncológicas, em especial. Por isso, é fundamental que os pacientes cumpram a prescrição de medicamentos mesmo que seja por longos períodos”, alerta o diretor do Into, João Matheus Guimarães. “As orientações sobre a prática de exercícios também devem ser todos os dias observadas para agilizar ao máximo a recuperação pós-cirúrgica e evitar a doença”.

 

Os pacientes submetidos a cirurgias de joelho, quadril e trauma (como fraturas) são o principal foco de preocupações do especialista. Essas três subespecialidades cirúrgicas corresponderam a 80% dos casos verificados no ano passado em pacientes que retornaram ao Into depois de operados. O percentual de ocorrência de trombose foi de 4,7% em pacientes submetidos a cirurgia de joelho, de 2,9% nos casos de cirurgia de trauma e de 2,8% nos de cirurgia de quadril. O rastreamento e ações de prevenção à trombose integram o Programa Nacional de Segurança do Paciente.

 

A trombose que pode ocorrer após uma cirurgia ortopédica é geralmente localizada nas pernas, provocando entupimento da veia, causando dor e inchaço. Às vezes coágulos podem se soltar, viajando pelo sangue até ‘encalhar’ no pulmão, o que é chamado de embolia pulmonar. Essa condição, que provoca uma súbita falta de ar, pode ser bastante grave e exige atendimento imediato.

 

COMO PREVENIR:

1 - Manter-se em movimento, se possível, fazer atividades físicas rotineiramente.

2 - Ingerir bastante líquido.

3 - Procure sempre tirar dúvidas em relação a este assunto com um profissional de saúde.

4 - Caso você tenha que fazer algum tratamento ou tomar algum medicamento, como prevenção de trombose, não fique com dúvidas e pergunte sempre.

 

OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO PACIENTE QUE DESENVOLVE COÁGULO SANGUÍNEO:

- Uma dor diferente da dor da cirurgia

- Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando)

- Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando)

- Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo

- Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio

- Tosse com sangue

- Dor no peito ou nas costas (que não é comum)

 

O QUE PODE REDUZIR OS RISCOS:

- Evitar o aumento do peso corporal

- Movimentar-se ao máximo no dia, respeitando as limitações orientadas pela equipe de saúde

- Realizar exercícios recomendados pela equipe de saúde

- Parar de fumar

- Ingerir líquidos (cerca de 2 litros/dia)

- Seguir à risca as instruções dadas sobre a medicação preventiva

Fim do conteúdo da página