Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Arraial Esportivo do Into atrai centenas de participantes no Rio
Início do conteúdo da página

Arraial Esportivo do Into atrai centenas de participantes no Rio

 Evento-teste do Instituto, que é referência nacional em alta complexidade ortopédica no SUS, ofereceu aulas gratuitas e incentivou práticas esportivas e saudáveis

 

 

Guilherme, a mãe, Esmeralda, e o pai, Sidnei Goularte: humanização do atendimento aos pacientes


O evento-teste do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad para atrair a atenção da população aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos atraiu no final de semana centenas de participantes de todas as idades ao Parque Madureira, no Rio de Janeiro. Com aulas de futebol, skate, dança, slackline (andar na corda elástica) e ginástica, além de ações como aferição de peso e altura (e IMC) e disponibilização de orientações de especialistas sobre práticas saudáveis, o Arraial Esportivo do Into deu a arrancada à participação do Instituto na Rio 2016.

 

“Este é o primeiro dos eventos programados pelo Into para consolidar uma cultura de saúde na população do Rio de Janeiro, o que pode ser o maior legado da Olimpíada de 2016 para a cidade. Além disso, um dos objetivos estratégicos do Instituto é promover ações de prevenção de doenças ortopédicas e, para isso temos que sair da zona de conforto em busca do público ávido por informação”, ressalta a coordenadora de Planejamento do Into, Germana Bahr, que já prevê uma corrida no Parque do Flamengo como uma das próximas ações.

 

O Arraial Esportivo do Into foi realizado na manhã de sábado (08/08) e reuniu equipes multidisciplinares: pediatras, assistentes sociais,  nutricionistas, profissionais de enfermagem e reabilitação, além de voluntários, que atuaram junto aos frequentadores do Parque Madureira. Paciente do Into, Guilherme, de apenas cinco anos, deslocou-se para o parque com o pai, o soldador Sidnei Goularte, 35 anos, e a mãe, a terapeuta Esmeralda, de 44, atraído pela ideia de ver parte dos profissionais que cuidam dele há dois anos num espaço para diversão. Guilherme amputou parte da perna esquerda e, desde então, recebe atendimento do Into. A família mora em Santa Cruz, Zona Oeste.

 

“Um evento assim agrega conhecimento, constroi parcerias e humaniza o atendimento a pacientes como o meu filho. E nos sinaliza que o Into oferece um cuidado muito mais abrangente do que a gente pensava ao chegar lá”, reforça Esmeralda.

 

O objetivo principal do evento foi difundir a prática de atividades físicas como receita para manter a saúde. A Pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgada em junho pelo Ministério do Esporte, revelou que quase 90% dos brasileiros que abandonaram as atividades físicas e os esportes o fizeram antes dos 34 anos de idade. A Região Sudeste é tida como a mais sedentária do país.

 

“Com uma ação como esta podemos atender a uma segunda necessidade, além daquela essencial de recuperar a saúde das pessoas: incentivar o cuidado com o próximo”, conta o voluntário e estudante de Fisioterapia Andersen Fagundes, 21 anos e 2m08cm de altura. Foi a altura que o projetou a montador ‘oficial’ no evento. Com nariz de palhaço, Anderson ainda divertiu as crianças mostrando como funciona o boliche. “Eu sempre quis ser voluntário e no Into, em três dias, após a entrevista e o treinamento, já estava pronto para ajudar”. O Into dispõe de 40 voluntários fixos, que tiveram a oportunidade de atuar nesta primeira ação externa para promover a prática esportiva.

 

DADOS DO INTO – O Into é um centro de referência nacional para cirurgias de alta complexidade em ortopedia e traumatologia no Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro semestre deste ano, realizou 5.074 cirurgias, um recorde da instituição. A meta anual acordada pelo Into na Justiça Federal é de chegar ao final do ano com 10,5 mil cirurgias realizadas – ou seja, um crescimento de quase 40% em relação a 2014, quando ocorreram 7.560 cirurgias.

 

 A idealizadora do Arraial Esportivo do Into, Germana Bahr, entre os participantes (ao centro)

 

O voluntário Andersen Fagundes (ao centro): incentivo no Into a cuidar mais do próximo

 

Fim do conteúdo da página