Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Segundo mutirão do ano em Rondônia
Início do conteúdo da página

Segundo mutirão do ano em Rondônia

Especialistas do Into retornam ao Norte do país para cirurgias de quadril pelo SUS 

 O segundo mutirão deste ano de cirurgias do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) em Rondônia começa na próxima segunda-feira (20/07). Desta vez, estão previstas 30 cirurgias de quadril - uma das subespecialidades mais demandadas no Instituto, juntamente com joelho e coluna. No último mutirão realizado pelo Into no estado, entre 15 e 19 de junho, ocorreram 27 cirurgias de joelho.

A ação do Projeto Suporte, do Into, visa levar profissionais especializados e promover cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em locais com baixa oferta de serviços na área de traumatologia e ortopedia. A região Norte do país atrai o maior número de mutirões. Entre abril e maio deste ano, já haviam ocorrido dois mutirões em Rio Branco (AC), com 60 cirurgias ao todo.

Em Rondônia, as cirurgias ocorrem novamente no Hospital de Base Doutor Ary Pinheiro, em Porto Velho. "Aproveitamos a estrutura hospitalar já existente e organizada nesses locais para onde levamos o Projeto Suporte. Um aspecto importante é que há o intercâmbio técnico com os médicos ortopedistas locais", avalia o coordenador de Programas Especiais do Instituto, Tito Rocha.

Os mutirões ocorrem em parceria com as secretarias estadual e municipal de saúde, de acordo com a necessidade informada à Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade do Ministério da Saúde. As secretarias costumam disponibilizar a estrutura hospitalar, enquanto o Into fornece todo o material para as cirurgias, como insumos, implantes e próteses, além de contar com a própria equipe especializada do Instituto nos mutirões. O tratamento e a recuperação dos pacientes são acompanhados por médicos da região.

PROJETO SUPORTE – A equipe é composta por 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos, envolvidos diretamente em cada ação, que tem duração de uma semana. Em 11 anos de projeto, já foram promovidas ações em 25 estados, principalmente na Região Norte do país, com a realização de 2.393 cirurgias, além jornadas científicas e intercâmbios de ortopedia com médicos locais.

Em agosto e setembro, estão previstos mutirões de coluna e joelho no estado do Tocantins.

Fim do conteúdo da página