Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Projeto de incentivo à leitura premia pacientes da pediatria do Into
Início do conteúdo da página

Projeto de incentivo à leitura premia pacientes da pediatria do Into

Publicado: Segunda, 12 de Janeiro de 2015, 15h08

Iniciativa é fruto da parceria do Instituto com o site "Devoradores de Livros"

Milena e Ilana foram as vencedoras do concurso de leitura

 

Em parceria com o site “Devoradores de Livros”, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad realizou, na tarde desta terça-feira (13/01), a premiação de pacientes da pediatria que se superaram ao ler dezenas de livros em 2014, durante o período de internação para o tratamento cirúrgico e após a alta. O concurso de leitura é uma iniciativa que integra as ações do Fortalecer, programa de educação em saúde que visa prevenir doenças ortopédicas a partir da infância.

Moradora do Rio de Janeiro, a paciente Milena Cardiano, 11 anos, foi a primeira colocada por ter lido nada menos do que 48 livros sugeridos pelo site Devoradores de Livros: www.devoradoresdelivros.com.br . “Estou muito feliz e não esperava ganhar”, declarou a adolescente que é aluna do sétimo ano do Ensino Fundamental. Em 2013, ela havia lido somente sete livros. A paciente Samiris, 12 anos, do Acre, conquistou o segundo lugar com a marca de 43 livros, mas não pode estar presente na cerimônia realizada na brinquedoteca do ambulatório.

O terceiro lugar ficou com a rio-grandense do norte Ilana da Silva,14 anos, que conseguiu ler 36 livros infantis no total. “Fiquei surpresa e não esperava ganhar porque tinha parado as aulas por causa da cirurgia que fiz ano passado e precisava recuperar o tempo perdido. Foi mais um aprendizado pra mim”, disse Ilana, que é aluna do primeiro ano do Ensino Médio e foi internada essa semana para a segunda cirurgia de quadril.

Monitoradas por uma pedagoga, 51 crianças e adolescentes atendidas na enfermaria pediátrica participaram do projeto em 2014, sendo que a maioria informou ter contato superficial com a literatura. A partir desta quarta (14/01) começa o cadastro de novos pacientes devoradores de livros de 2015.

“É importante ressaltar que muitas crianças foram incentivadas a iniciar este hábito durante a internação. O Into mais uma vez inova e supera sua missão ao oferecer, além do tratamento cirúrgico de excelência, a oportunidade de seus pacientes infantis terem seus horizontes ampliados através do hábito da leitura. E crianças que leem têm mais chances de mudar o mundo”, afirma a pediatra Germana Bahr, coordenadora do Fortalecer.

Incentivo à leitura

O site “Devoradores de Livros” tem como objetivo incentivar o hábito de leitura a crianças e adolescentes, disponibilizando questionários sobre livros da literatura infantil. Após a leitura dos livros recomendados pelo site, a criança testa seu entendimento, respondendo a diversas questões. Ao responder corretamente, ela é recompensada virtualmente recebendo moedas que podem ser trocadas por prêmios para o seu “mascote virtual”, customizado para cada criança no momento da inscrição no site.

O Into é o primeiro hospital público parceiro do site que foi idealizado pelas educadoras Denise Vahrenkamp e Jéssica Fonseca. “Estou muito feliz e sei que o trabalho aqui não é fácil porque a pedagoga tem pouco tempo para monitorar. Diferente da escola em que a professora acompanha o aluno o tempo todo. Estou muito emocionada porque vejo que conseguiram formar e incentivar novos devoradores de leitura. Achei incrível o resultado final e essas três meninas valeram por mil”, declarou Denise Vahrenkamp.

Fim do conteúdo da página