Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Área de imprensa > Noticias > Carnaval da solidariedade no Into
Início do conteúdo da página

Carnaval da solidariedade no Into

Publicado: Segunda, 09 de Fevereiro de 2015, 15h47

Campanha de sangue incentiva a doação para pacientes ortopédicos

 

Na semana que antecede o carnaval, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) promove campanha de sangue para incentivar a doação e beneficiar pacientes internados que necessitam de reserva sanguínea para cirurgias ortopédicas. A campanha organizada pelo Hemointo – posto de coleta e transfusão de sague do Into - convida a todos os voluntários a sair no “bloco da solidariedade” e fazer a doação na sede do Instituto, de segunda a quinta-feira (de 09 a 12/02). 

“Nesse período que antecede o carnaval sempre ocorre uma diminuição no número de doações. Precisamos fidelizar esses doadores para que não falte sangue. Por isso, esperamos que a campanha nos ajude a aumentar a oferta para os nossos pacientes”, afirma a médica Fernanda Azevedo, responsável pelo Hemointo.

Em 2014, o Hemointo recebeu 2.148 doações, 14% a mais do que o ano anterior. O tipo sanguíneo com maior demanda por paciente no Instituto foi o “O” positivo. Já o “O” negativo continua sendo o de maior dificuldade em obter doações. Em média, 50 cirurgias ortopédicas por dia com a necessidade de, pelo menos, a reserva de uma bolsa de sangue por paciente para os procedimentos de grande porte como as artroplastias primárias de joelho e de quadril.

Como fazer a doação

Os voluntários que puderem colaborar podem se dirigir ao posto de coleta e transfusão de sangue, que funcionará de segunda a quinta, das 8h às 15h, no andar térreo do hospital. Para fazer a doação, o voluntário deve apresentar um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde.  Não é necessário estar em jejum.  Recomenda-se apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

Endereço: Avenida Brasil, 500, São Cristóvão.

 

Fim do conteúdo da página